Ciência

Não há heterossexuais, aponta estudo científico

Quem afirma ser heterossexual pode estar, cientificamente, a mentir. Um polémico estudo da Universidade Cornell (EUA) demonstrou que a resposta psicológica é semelhante perante estímulos heterossexuais e homossexuais.

Nesta investigação, os cientistas analisaram a dilatação da pupila (movimento que não se controla de forma consciente) em voluntários (homens e mulheres) que assistiram a conteúdos pornográficos.

Independentemente da orientação sexual definida pelo voluntário, a reação da pupila foi positiva perante sinais de sexo heterossexual e homossexual.

“No fundo, este trabalho avalia a orientação sexual através da dilatação ocular de uma pessoa. Queremos descobrir novas formas de entender a sexualidade de alguém sem nos basearmos na auto-percepção”, justificou Ritch C. Savin-Williams, o cientista que coordenou o estudo, em declarações à Vice.

Segundo os investigadores, a sexualidade humana é uma realidade fluída e complexa, não podendo ser limitada por padrões normativos como ‘heterossexual’ ou ‘homossexual’.

Mais partilhadas da semana

Subir