Tecnologia

Não gosta do novo perfil do Facebook? Mudá-lo pode ser pior

facebook1A Bitdefender localizou um novo ataque no Facebook que está a usar como chamariz o descontentamento dos utilizadores com o novo perfil do Facebook, chamado “biografia”.

Muitos utilizadores manifestaram o seu descontentamento com a recente mudança de perfil nesta rede social. De facto, páginas como “Os que odeiam o novo perfil do Facebook”, “Eu também penso que o novo perfil do Facebook é horrível” ou “Não ao novo perfil do Facebook” contam com centenas de seguidores.

Cientes desta situação, os ciberdelinquentes lançaram uma falsa ferramenta que aproveita este mal-estar e que oferece aos utilizadores a possibilidade de desativar a opção de “biografia” do seu perfil do Facebook. A ferramenta está a ser promovida mediante mensagens nos murais dos utilizadores.

O link que incluem conduz a uma página do Facebook que obriga o utilizador a clicar várias vezes no botão ‘Gosto’ (desta forma conseguiram que a página apareça como sendo de confiança, visto que parece que dezenas de milhar de pessoas clicaram no botão de ‘Gosto’). Além disso, para desativar a ferramenta, é solicitada a partilha por pelo menos quatro contactos. Desta maneira, os ciberdelinquentes conseguem fazer chegar a sua ameaça a um maior número de utilizadores.

Por fim, os utilizadores que queiram desativar a opção de “biografia” do novo perfil são obrigados a instalar um complemento no browser. Este complemento permitirá aos ciberdelinquentes publicar nos muros dos contactos do utilizador – fazendo-se passar por este – podendo assim promover ainda mais a sua ferramenta.

Os utilizadores que desejem contar com uma maior proteção no Facebook podem utilizar a ferramenta gratuita de proteção para redes sociais Bitdefender Safego.

Em destaque

Subir