País

“Não façamos do coronavírus uma oportunidade para combate político”, pede Santos Silva

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, apelou hoje para que não se faça do novo coronavírus “uma oportunidade para combate político” e “muito menos para desgaste político do Governo”.

Augusto Santos Silva participou esta tarde no debate no parlamento sobre as prioridades da presidência do Conselho da União Europeia e a participação de Portugal na Cooperação Estruturada Permanente.

O governante destacou que nas decisões do Conselho Europeu de terça-feira “são também evidentes as preocupações em que do alastramento do vírus e das consequências para a economia europeia, em particular para o setor das viagens, do turismo e para setores industriais que dependem de cadeias globais, dessas consequências não resulte perda em matéria de rendimentos das famílias, em matéria de emprego e em matéria de salário”.

As decisões que o Governo tem tomado ao nível nacional “tem essa preocupação essencial”, garante o ministro.

“Não façamos do coronavírus uma oportunidade para combate político a este ou àquele, muito menos para desgaste político do Governo, porque essa é uma responsabilidade nossa, é um problema nacional e europeu que só em conjunto podemos debelar”, pediu.

Sobre as consequências financeiras do Covid-19, Augusto Santos Silva quis esclarecer que os “gastos adicionais” não contam para “a determinação das regras de disciplina orçamental”.

Durante o debate, a deputada do PSD Isabel Meirelles lembrou que “a crise atacou onde o governo mais se desleixou, a saúde,” e alertou para o facto de não ser possível “pensar em enfrentar uma situação extraordinária com medidas meramente ordinárias”, questionando o governo sobre medidas adotar para proteger a economia portuguesa.

Já Constança Urbano de Sousa, pelo PS, sublinhou que o atual surto do novo coronavírus “vai colocar à prova a União Europeia e a sua capacidade para se manter forte e unida” no que toca a medidas de coordenação, mas também no que toca à “solidariedade imediata” e às “medidas de mitigação do impacto” económico desta epidemia.

Fabíola Cardoso, do BE, considerou que, com esta epidemia, “a solidariedade europeia é finalmente colocada à prova”, com uma União Europeia confrontada com desafios inesperados que “se somam a problemas estruturais” tais como o combate às alterações climáticas ou a crise dos refugiados.

“Lembramo-nos como a Europa salvou os bancos em 2008, mas condenou as pessoas à austeridade – iremos repetir esses erros com a crise atual?”, questionou a deputada.

Já a bancada comunista, definiu o Serviço Nacional de Saúde como um “recurso próprio precioso” que Portugal tem no combate a esta epidemia, não deixando de referir os imprevisíveis impactos económicos decorrentes da atual pandemia.

Ao PCP, referiu António Filipe, importa as consequências na “economia real” e não o “dinheiro virtual derretido nas bolsas”, questionando o governo sobre a sua posição perante a UE “se o eventual rompimento dos critérios de convergência estabelecidos no Pacto de Estabilidade servirem de pretexto para uma nova agressão” com consequências semelhantes à austeridade de 2009, lembrou.

O deputado do CDS-PP João Almeida voltou a alertar para “o risco de a União Europeia não estar à altura do que devia” para garantir uma “resposta articulada” que assegure a saúde pública e proteja a economia.

“A resposta teria que ser mais oportuna, e foi tardia, teria que ser mais clara e continua a ser equívoca e teria que ser mais eficiente e até ao momento não temos nenhuma garantia que consiga ter uma eficiência superior àquilo que aconteceu no passado”, vincou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias