Tecnologia

Porque não deve comparar o Surface Pro 4 com o iPad Pro?

surface_pro4_vs_ipad_pro

As duas gigantes da tecnologia, Apple e Microsoft apresentaram ao mundo as mais recentes versões do seu tablet. A Apple, me setembro, apresentou o iPad Pro. A Microsoft, agora em outubro, apresentou o Surface Pro 4.

Como é normal nestas circunstâncias, foram vários os utilizadores a fazerem comparações entre os respetivos tablets. Também alguns sites de tecnologia se apresentaram com comparações entre o iPad Pro e o Surface Pro 4.

Se é verdade que os dois partilham a mesma segmentação e tem características idênticas, também é verdade que a tecnologia que os envolve em termos de hardware e software também os separa.

Poderíamos terminar já este texto e dar a resposta. Ma não. Vamos especificar. Para começar, o Surface Pro 4 dispõe de um hardware só comparável ao dos computadores. O seu processador é um Intel Core i5 ou i7. Já o processador da Apple é um M9, fabricado pela própria que usa a tecnologia ARM (conhecida por equipar dispositivos móveis).

Só por aqui, cedo percebemos que, estes processadores não têm a capacidade de executar tarefas em ambientes Windows. A sua arquitetura foi pensada para dispositivos móveis e para trabalhar em tarefas mais leves. Foram também pensados para que esses dispositivos móveis tivessem uma melhor eficiência energética.

Depois temos o Windows 10. É aqui que terminam todas as comparações possíveis entre os dois tablets. O Windows 10 oferece um nível de produtividade que o iPad não pode oferecer.

Enquanto o iPad se resume à execução das mesmas tarefas do iPhone, devido ao seu sistema operativo, o iOS 9, o Surface Pro 4 executa qualquer tarefa de um computador de secretária. Logo, estes dois dispositivos não podem ser comparados. Para que não se tenham dúvidas, o iPad Pro é apenas um ‘iPhone grande’.

Em destaque

Subir