Nas Notícias

Não é o cubo que é mágico. É este adolescente

Se nunca conseguiu organizar as peças do cubo mágico – ou cubo de Rubik –, vai ficar ainda mais impressionado com Collin Burns, que precisou de 5,25 segundos concluir o enigma. Em Doylestown, nos EUA, o adolescente de 17 anos retirou 0,3 segundos ao anterior máximo. Veja o vídeo.

Collin Burns, um adolescente norte-americano, resolveu o cubo mágico em pouco mais de cinco segundos, destronando o holandês Mats Valk, detentor do anterior recorde, estabelecido em 2013.

A façanha ocorreu neste fim de semana, num evento que decorreu em Doylestown, no estado da Pensilvânia, onde Collin retirou escassos 0,3 segundos à marca igualmente supersónica de Valk.

Neste vídeo, pode ver-se que o adolescente coloca o cubo na mão para o observar, antes de partir para a sua tarefa complicada.

Pousa o cubo mágico na mesa, onde um júri e um cronómetro controlam a legalidade e a rapidez dos movimentos de mãos de Collin Burns.

E depois dá início à solução. Em poucos movimentos, divide as seis cores pelas seis faces, resolvendo o cubo.

O cubo mágico de Rubik é uma das criações mais apaixonantes de sempre: um brinquedo, um passatempo, um quebra-cabeças, um enigma capaz de desafiar o conhecimento humano.

Foi idealizado nas margens do Danúbio, quando Ernő Rubik tentou criar um sistema capaz de manipular seis faces, divididas por nove pequenos quadrados. E conseguiu-o.

O objetivo é, através de diversas fórmulas, organizar cada um dos 54 pequenos quadrados, de forma a que as seis faces tenham apenas uma cor.

Collin Burns necessitou de apenas 5,25 segundos para concluir uma tarefa que milhões de pessoas não conseguem.

Depois de verificado o recorde, o adolescente celebra com os amigos esse feito. Veja as imagens.

Em destaque

Subir