País

Não acredite no #desafioaceite contra o cancro, no Facebook

Está em curso mais uma corrente, que engana os utilizadores, convidados a partilhar uma fotografia a preto e branco, com a hashtag #desafioaceite. É um embuste, é spam, não contribui para a luta contra o cancro e serve interesses obscuros. Desconfie e não aceite o desafio.

Se usa o Facebook, provavelmente já foi desafiado por um amigo a publicar uma foto sua a preto e branco. Há uma causa associada a esta corrente: o cancro. Geram-se gostos e partilhas. Geram-se novos desafios, num modelo que já invadiu a rede social por mais do que uma vez.

A maioria dos utilizadores adere ao desafio. Afinal de contas, recebeu um convite de um amigo, até gosta de olhar aquela foto a preto e branco e, claro está, há a causa do cancro a servir de estímulo.

Mas há diversas questões que deveriam levar os utilizadores do Facebook a desconfiar destes esquemas. Quem clica no ‘gosto’ de uma dessas fotos recebe uma mensagem do género:

“Olá. Ao dar-me um gosto na minha fotografia aceitaste o repto. Terás de partilhar uma fotografia tua a preto e branco. Vamos encher o Facebook de fotografias contra o cancro”.

E está assegurado o princípio destes embustes: tornarem-se numa corrente sem fim, que se multiplica com cada ‘gosto’ na fotografia.

A causa da luta contra o cancro também deve ser discutida, porque não é partilhando imagens em resultado de métodos questionáveis (spam) que se vai contribuir.

A opção de aceitar o desafio ou não cabe a cada utilizador do Facebook, no entanto, segundo explica o jornal espanhol ABC, não há nada de inofensivo nestas correntes. São embustes que “em nada contribuem” para a causa oncológica, ou qualquer outra.

As redes sociais são o palco perfeito para se disseminarem.

Porém, podem não ser assim tão inofensivas. Há peritos que alertam para o perigo de que os emails associados às contas de Facebook fiquem ao dispor de empresas que usam métodos pouco éticos.

No Facebook, há quem reaja com um bom conselho:

“Desafio não aceite. Se quer lutar contra o cancro, levante-se e, por exemplo, vá dar sangue ou medula óssea”.

Lembra-se do “copie e cole no seu mural”, a publicação de texto que garantia a privacidade do Facebook? Milhões caíram nessa… treta. Este desafio aceite é semelhante.

Em destaque

Subir