Nas Notícias

“Não aceitamos estradas de segunda”, avisa Câmara de Vila Real

A Câmara de Vila Real protestou de forma original contra os custos das autoestradas no interior, “o quilómetro mais caro de Portugal”. “Não aceitamos estradas de segunda”, informa a autarquia, num painel junto à A24.

“No interior pagamos, pelo uso de autoestradas, o quilómetro mais caro de Portugal”, justificou o presidente da Câmara, Rui Santos, citado pela Renascença.

Apesar de ter “o quilómetro mais caro de Portugal”, as autoestradas do interior são as que têm piores conduções de segurança.

“Nós de acesso não iluminados, sem apoio noturno, limpa neves insuficientes”, lista o painel publicitário colocado junto à autoestrada que liga Viseu à antiga fronteira de Vila Verde da Raia (Chaves).

“Este cartaz significa indignação, significa informação e, uma vez mais, uma chamada de atenção para o Governo”, insistiu Rui Santos, eleito… pelo PS.

O autarca denunciou que em 2015, no âmbito da renegociação (pelo Governo PSD/CDS) com a concessionária da A24, “foi desligada a iluminação dos nós de acesso das localidades, foram reduzidos os limpa-neves para metade e os carros de assistência, durante a noite, passaram a funcionar apenas à chamada”.

Também foram desligados os “painéis informativos na A24, que serviram para que os condutores se orientassem em caso de acidente e em função das condições meteorológicas, e foram desativados alguns postos de SOS”, reforçou.

Apesar da “insistência da Câmara Municipal”, o Governo (PS) “nada resolveu” nos últimos três anos.

“Continuarei a insistir junto do Governo para que isto seja resolvido e espero que o PCP, o BE e também o PSD e o CDS, em sede de OE, porque é agora que o estão a discutir, possam tratar deste assunto”, frisou Rui Santos.

 

Em destaque

Subir