Motores

Nani Roma confia na fiabilidade do Buggy Mini

Nani Roma é um nome que dispensa apresentações, sendo sempre um candidato aos primeiros lugares no Rali Dakar. Na edição de 2018 irá tripular pela primeira vez um dos Buggy Mini da equipa X-Raid. Daí que em termos de resultados desportivos seja uma incógnita o que o piloto espanhol possa fazer.

Os muitos testes a que foram submetidos os Mini John Cooper Works Buggy permitem a Nani Roma estar confiante na sua fiabilidade, sendo certo que em terreno mais duro é um bom compromisso.

“Não houve muito tempo para desenvolver o carro, mas parece ter saído bem. Não mostrou problemas de fiabilidade, quer em termos de motor, quer de transmissão. Isso é muito importante, embora numa prova extensa como Dakar possam sempre surgir pequenos problemas que podem fazer a diferença. Acredito também que pode evoluir bastante em termos competitivos, pois tem um grande potencial”, afirma Nani Roma.

O facto de se tratar de um carro de tração a duas rodas afasta-o do conceito seguido pela Mini nos seus 4 All Racing, mas aproxima-o mais do princípio seguido pela favorita Peugeot com os 3008 DKR, dominadores na anterior edição do ‘Dakar’. Isto deixa o piloto espanhol bastante confiante, ainda que a tecnologia e o BMW TwinPower Turbo diesel de 3.0 litros seja um pouco diversa do motor usado pela marca francesa.

“É engenharia alemã e por isso é sui-géneris. O Peugeot opta por suportar as suspensões na mudança das mudanças para tornar o conjunto mais leve, enquanto que no Buggy Mini a estrutura é separada. Uma solução que na minha opinião é mais segura”, defenede Nani Roma.

O espanhol sabe que é um ‘out-sider’ no que se refere a favoritismo, admitindo que a Peugeot leva vantagem: “Eles têm o melhor carro e grandes pilotos, é um facto, mas vamos tentar. Além disso a Toyota tem um carro muito bom, como pude perceber no passado, mas acredito que no futuro o Mini será melhor do que eles”.

Em destaque

Subir