Desporto

Nadadores e crowdfunding asseguram lançamento do jornal online Chlorus

Nuno_Quintanilha_900

Pela primeira vez em Portugal, uma campanha de crowdfunding sustenta o lançamento de um jornal online. Esta nova vida do site Chlorus, especializado em natação, só foi possível graças ao apoio das grandes figuras nacionais da modalidade.

A campanha de crowdfunding (financiamento coletivo através da internet) para relançamento do site Chlorus, que contou com o apoio das principais figuras da natação portuguesa, foi concluída com sucesso, estando criadas as condições financeiras para o lançamento do primeiro jornal online especializado em natação a ser reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

O período de contribuição da campanha, promovida pela World of Sports (WoS), iniciou-se no dia 19 de janeiro e terminou sexta-feira às 18h00, tendo sido angariados 7164 euros – objetivo mínimo estava fixado em 6500 euros – provenientes de 290 apoiantes.

O processo de registo como órgão de Comunicação Social já se encontra em apreciação na ERC. A ser validado, o Chlorus tornar-se-á no primeiro jornal em Portugal a ser criado a partir de uma campanha de crowdfunding.

Diogo Carvalho e Alexis Santos, únicos nadadores com ‘passaporte’ garantido para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foram os principais rostos de apoio a este projeto jornalístico.

Outros atletas de topo também aderiram ao relançamento do projeto pioneiro na modalidade, como foram os casos de Ana Catarina Monteiro, Nuno Quintanilha, Ana Rodrigues, Alexandre Agostinho, Mário Pereira, Luís Vaz, Tomás Veloso e Inês Fernandes, em natação pura, Elisabete Matos, Ana Rute Estorninho e Rita Pereira, no polo aquático, Bárbara Costa, Maria Queiroga, Isabel Baptista e Diana Gomes, em natação sincronizada, Rafael Gil e Angélica André, em águas abertas, Adriano Niz, José Freitas, Carolina Santos Silva e Jorge Vaz Correia, nos masters, David Grachat e Nelson Lopes, em natação adaptada, ou ex-nadadores olímpicos como Simão Morgado, Paulo Trindade, Rui Borges e Vasco Sousa.

A WoS, empresa que gere carreiras de atletas e eventos desportivos, lançou-se como promotora deste projeto depois de ‘entrar’ na modalidade em 2014 com a assinatura de um protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Natação, iniciando em paralelo a gestão das carreiras de alguns dos melhores nadadores portugueses.

O site Chlorus, palavra em latim que significa Cloro (elemento químico utilizado nas piscinas) foi criado em 24 de outubro de 2009. Nasceu de uma ideia antiga de se poder criar um espaço informativo que reunisse as disciplinas da natação e demais assuntos relacionados com o meio aquático, através do meio de comunicação que atualmente assume um papel de vital importância: a internet.

Ao longo do trajeto, o Chlorus passou a ser, nos domínios relacionados com a natação, o site com o maior número de visitas em Portugal, tornando-se no mais bem-sucedido projeto online de notícias da molidade no nosso País.

A falta de apoios levou à suspensão deste portal de notícias em 1 de julho de 2012, mas desde então os sucessivos apelos ao regresso do Chlorus, por parte da comunidade aquática, foram inúmeros. A ideia de relançar o Chlorus foi ganhando consistência com o interesse manifestado pela WoS, sendo criado um plano de sustentabilidade e durabilidade do site, avançando-se, numa primeira fase, para uma campanha de crowdfunding.

O Chlorus, com atualizações diárias, irá fazer o acompanhamento das competições regionais, nacionais e internacionais de todas as disciplinas da natação (natação pura, polo aquático, natação sincronizada, águas abertas, natação adaptada e masters).

O projeto editorial será liderado por Joaquim Sousa, fundador do Chlorus e ex-jornalista dos jornais O Norte Desportivo e O Primeiro de Janeiro.

Em destaque

Subir