Nas Notícias

Nações Unidas entregam 600 urnas para as eleições em São Tomé e Príncipe

O escritório das Nações Unidas em São Tomé entregou hoje à Comissão Eleitoral Nacional (CEN) 600 urnas, para as eleições legislativas, autárquicas e regional da ilha do Príncipe, marcadas de 07 de outubro, indicou o presidente daquele órgão.

O presidente da CEN, Alberto Pereira, manifestou, em declarações aos jornalistas, a certeza de que com a entrega destas urnas as eleições em São Tomé serão irreversíveis e agradeceu o apoio das Nações Unidas neste processo.

“Agora temos a certeza que com a entrega destas urnas as eleições serão realizadas. Agora nós estamos convictos que os nossos atos vão se desenrolar com a maior serenidade possível, pois como poderão imaginar a urnas são materiais essenciais para as eleições”, disse Alberto Pereira.

“As Nações Unidas sempre estiveram ao lado do povo são-tomense nesse processo democrático, e concretamente no âmbito eleitoral não é o único apoio”, disse o responsável, referindo-se ao financiamento da ONU à recente auditoria à base de dados da CEN, reclamada pela oposição.

Alberto Pereira garantiu ainda que “outras ações vão ser financiadas” pelo escritório das Nações Unidas ao processo eleitoral são-tomense, sem, no entanto, mencionar quais.

A representante residente das Nações Unidas em São Tomé, considerou que esta oferta faz parte de “um apoio mais substancial” da ONU para as eleições de 07 de outubro, e anunciou que a instituição vai apoiar o Conselho Nacional da Juventude na realização de uma campanha de educação cívica.

“Vamos apoiar a instituição na realização de uma campanha de educação cívica para que todos os são-tomenses tenha informações necessárias ou seja, saber como, quando e onde votar, especificamente os jovens e as mulheres”, disse Zahira Virani.

A responsável sublinhou também apoio que será dado aos órgãos de comunicação social e aos jornalistas, que considera terem “um papel fundamental e uma responsabilidade importante durante este período das eleições”.

As Nações Unidas acreditam que o próximo escrutínio “seja um sucesso” e que o país continue a ser uma referência em democracia na África Central.

“Acreditamos que todas as partes envolvidas, ou seja, as instituições, partidos políticos e o povo, farão destas eleições um sucesso e que São Tomé e Príncipe continue a ser o modelo de referência da África Central”, sublinhou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias