Desporto

Nacional fala em alargamento “ilegal” e vai impugnar AG da Liga

fcporto_maritimo_1O futebol nacional está incendiado, depois da aprovação do alargamento do principal escalão para 18 clubes. Sporting e Nacional opuseram-se à medida, que consideram ilegal, sendo que os insulares vão impugnar a Assembleia Geral da Liga. O chumbo da proposta de uma liguilha, que iria determinar as manutenções e descidas, fez estalar o verniz no futebol.

A Assembleia Geral da Liga decidiu ontem aprovar o alargamento do principal escalão, que na próxima época passará a ter, de novo, 18 clubes, sendo que o campeonato de 2012/2013 contará com 34 jornadas. A proposta de alargamento mereceu 31 votos a favor e 15 contra, além de duas abstenções.

Mas o chumbo da liguilha – que Mário Figueiredo, presidente da Liga, defendia como forma de determinar as descidas, subidas e permanências – gerou polémica, com Sporting a discordar e o Nacional a ameaçar com a impugnação da Assembleia, falando em “vergonha e ilegalidade”.

Por decisão da maioria dos clubes, na presente época nenhum clube vai descer de divisão, o que significa que todos os emblemas que não lutem pelo título ou que estejam afastados da luta por um lugar europeu vão jogar sem necessitar de pontos.

No que respeita ao segundo principal escalão (Liga de Orangina) também não vai haver lugar a despromoções, com duas equipas da II Divisão B e mais as seis equipas B a completar o quadro competitivo, num total de 22 equipas.

Esta questão é importante, na medida em que pode subverter a verdade desportiva. E aqui reside a ilegalidade, segundo o Nacional. Por outro lado, os jogadores perdem força na sua batalha contra os salários em atraso, já que potenciais greves na defesa do pagamento não importunam os clubes. E são 80 por cento têm salários em atraso.

A falta de unanimidade numa decisão destas, quando está em causa uma medida que afeta uma época em curso, também cria um problema legal. A decisão de alargamento do principal escalão terá de ser ratificada, na Federação Portuguesa de Futebol. Mas mesmo que o seja, está longe de ser pacífica.

Caso se confirme esse alargamento, a oito jornadas do fim do campeonato, fica por decidir quem conquista o título, sendo que Sporting e Marítimo discutem o quarto lugar. O campeonato sem descidas ficará na história e promete fazer correr muita tinta.

Em destaque

Subir