Nas Notícias

Na Alemanha, os carros sem condutor terão nova lei

A Alemanha está a preparar leis que obriguem os automóveis com piloto automático a ter uma espécie de caixa negra, que permita, em caso de acidente, determinar a causa do sinistro e permitir aos condutores tomar as medidas necessárias.

Os automóveis que dispensam a intervenção humana na condução vão passar a ser obrigados a ter uma caixa negra, que regista dados e permite determinar a causa de sinistro, tal como sucede num avião.

A Alemanha prepara-se para avançar com a medida legislativa, que surge para preparar um eventual cenário de massificação deste tipo de veículos.

A caixa negra vai ser aplicada apenas nos automóveis com piloto automático e permitirão determinar as razões de acidentes – tal como o que ocorreu com um Tesla.

De acordo com informações veiculadas pela agência Reuters, que cita o ministério dos Transportes alemão, além de registar dados esta caixa negra irá fornecer aos condutores todas as instruções necessárias, na eventualidade de um sinistro. Em emergência, mesmo com a condução automática ativada, o condutor poderá intervir.

Nesse sentido, será sempre obrigatória a presença humana ao volante.

Esta nova legislação surge após a ocorrência de um acidente que custou uma vida, num Tesla Motors Inc Model S, que seguia em modo de piloto automático.

Perante a ocorrência, surgiu algum receio, bem como pressões dos fabricantes automóveis, para que as autoridades emitam legislação que regule estes sistemas de condução automática.

A Alemanha deverá aprovar o projeto-lei ainda durante o ano em curso, avança a agência Reuters.

Em destaque

Subir