A gigante dos vídeos online deverá lançar novidade ainda este ano. À disposição vão estar duas modalidades, uma grátis, onde o utilizador será obrigado a ouvir anúncios publicitários, e outra paga, onde só se ouve mesmo música. Plataforma será bastante parecida ao Spotify.
O Youtube é um dos sites mais visitados do planeta. Por dia, os utilizadores de todo o mundo veem um total de 200 milhões de horas.
Uma grande fatia desses vídeos são na verdade videoclips de música, e é aqui que o Youtube parece querer apostar.
Segundo a revista norte-americana Billboard, a empresa da Google deverá até ao final de 2013 lançar um serviço de streaming de música, algo parecido ao Spotify, onde o utilizador fica com as faixas disponíveis para ouvir em todo o lado – computador, tablet ou smartphone.
Até nas modalidades dos preços o serviço se assemelha ao Spotify, ou seja, o serviço de streaming de música que o Youtube deverá lançar pode ou não ser grátis.
Na modalidade sem qualquer custo, o utilizador terá de ouvir anúncios publicitários pelo meio das faixas de música. Caso não queira ‘levar’ com isso, terá de pagar 9,99 dólares, cerca de 7,25 euros por mês.
A confirmar-se, o Spotify é mais barato – custa 3,49 euros por mês para ouvir em streaming, 6,99 caso o utilizador queira descarregar a música.
Há no entanto um ponto onde o Youtube pode ter vantagem. Além do utilizador poder ouvir a faixa musical, pode ainda ver o videoclip. É nesta parte que a gigante norte-americana da Google pretende apostar, juntando cada faixa ao vídeo do mesmo artista ou banda.
Recorde-se que a Apple, uma das principais rivais da Google, apresentou no verão deste ano um serviço idêntico. O iTunes Radio oferece milhões de faixas musicais aos clientes da marca da maçã. Foi lançado em setembro mas para já apenas está disponível nos Estados Unidos.