Cultura

Música erudita anima noites de verão na Mata do Buçaco

A música erudita vai animar o Buçaco nos dias 27, 28 e 29, com a realização do primeiro festival Bussaco Summer Sounds, iniciativa da Orquestra Clássica do Centro e da Fundação Mata do Buçaco.

“Iniciativas deste género são importantes no âmbito da nossa candidatura a Património Mundial da Humanidade. São momentos de cultura que ajudam a divulgar o património natural e edificado do Buçaco e que reforçam o prestígio da candidatura”, disse à agência Lusa o presidente da Fundação Mata do Buçaco (FMB), António Gravato.

A responsável pela Orquestra Clássica do Centro, Emília Cabral Martins, destaca “o privilégio de tocar num dos locais mais bonitos do país” e de contribuir para a candidatura à UNESCO.

“A música é uma linguagem universal. Para a nossa Orquestra é uma honra realizar espetáculos como estes, de música erudita, numa área tão rica em património natural e arquitetónico como é a Mata do Buçaco”, diz Emília Cabral Martins.

A diretora da associação da Orquestra Clássica do Centro revela que haverá uma segunda edição do festival, em 2019. Destaca na edição deste ano a presença de duas das maiores sopranos portuguesas, Elisabete Matos e Dora Rodrigues.

O festival arranca a 27, pelas 21:00, com o concerto Sons de Verão, que terá como destaques a soprano Dora Rodrigues, o barítono José Corvelo e o Ensemble de cordas da Orquestra Clássica do Centro.

No dia seguinte, um sábado, será a vez da Gala de Ópera – De Verdi ao Verismo, com a soprano Elisabete de Matos, acompanhada pela Orquestra Clássica do centro, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes, pelas 21:00.

O festival encerra a 29, pelas 17:00, com um concerto da Orquestra, com destaque para os ensembles de metais, cordas e madeiras.

Todos os espetáculos decorrerão ao ar livre, em palcos na Mata do Buçaco, com os bilhetes de entrada com preços entre os 15 e os 20 euros.

A Orquestra Clássica do Centro é uma associação sem fins lucrativos, que tem a sua sede no Pavilhão Centro de Portugal, arquitetado por Siza Vieira e Souto Moura, em Coimbra. Fundada em 2001, a Orquestra foi considerada de “superior interesse cultural” pelo Ministério da Cultura, estando abrangida pela lei do mecenato cultural.

Com 105 hectares, a Mata Nacional do Buçaco foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII, encontrando-se delimitada pelos muros erguidos pela ordem para limitar o acesso.

Classificada recentemente como Monumento Nacional, o conjunto do Buçaco apresenta um núcleo central formado pelo Palace Hotel do Bussaco (instalado desde 1917 num pavilhão de caça dos últimos reis de Portugal) e pelo Convento de Santa Cruz, a que se juntam as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco.

Os cruzeiros, as fontes (com destaque para a Fonte Fria com a sua monumental escadaria) e as cisternas, os miradouros e as casas florestais, compõem o vasto conjunto do património.

Em 2017, a Mata apresentou oficialmente uma candidatura à UNESCO para ser reconhecida como Património da Humanidade.

Em destaque

Subir