Cultura

“Museu dos Falhanços” é inaugurado brevemente na Suécia

Estamos habituados a “adorar o sucesso” e a seguir o seu exemplo. No entanto, um psicólogo teve a ideia de criar o “Museu dos Falhanços”, na Suécia, que vai reunir os maiores falhanços da história contemporânea, como invenções lançadas por marcas conhecidas e que não conquistaram a “adoração” do público.

A ideia partiu do psicólogo Samuel West e a revista online ‘Quartz’ conta que ele está “cansado” do “mundo a adorar o sucesso”.

“Cada fracasso é excecionalmente espetacular, enquanto o sucesso é repetitivamente nauseabundo”, afirmou o psicólogo, que acrescentou: “A verdadeira inovação exige aprender com as complexidades de cada falha (…) algo que a maioria das empresas não consegue aprimorar”.

A ser inaugurado em junho em Helsingborg, na Suécia, o museu tem como objetivo retirar o preconceito que existe à volta do fracasso pessoal e profissional.

Neste museu poderá encontrar exemplos de fracasso como foi o caso da Colgate, a empresa de dentífrico, que tentou lançar uma gama de refeições congeladas nos anos 80, com uma versão de lasanha de carne. No entanto, o público ficou desconfiado desta comida vinda de uma empresa de pasta de dentes.

Outro exemplo é a Coca-Cola Black, um refrigerante da Coca-Cola com sabor a café, que esteve no mercado apenas entre 2006 e 2008 ou então o perfume ‘Hot Road’, lançado pela Harley Davidson, a marca de motociclos, que tinha uma fragrância a couro de moto.

Entre os vários produtos que têm um símbolo de fracasso estampado, existem ainda outros que abriram portas a muitos produtos que consumimos hoje, como é o caso da câmara digital da Kodak.

Mas também há outros produtos que parecem ter saído de uma cena de masoquismo: uma máscara que alegava embelezar o rosto através de choques elétricos, várias vezes por mês, que havia sido promovido pela atriz Linda Evans, em 1999.

Samuel West espera que o museu incentive a sociedade a “adorar” e a respeitar o fracasso, que por norma é ridicularizado. “A aprendizagem é o único processo que transforma a falha em sucesso. Então, se você não aprender com os seus fracassos, você está realmente lixado. Simples como isso”, afirmou.

 

Em destaque

Subir