Mundo

Mundo produzirá 54 milhões de toneladas de lixo eletrónico em 2025

O mundo deverá gerar 53,9 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em 2025, caso continue o crescimento atual de três por cento ao ano desse material, segundo um relatório do Gabinete Internacional de Reciclagem hoje divulgado.

O relatório foi apresentado pela associação internacional, que junta empresas de reciclagem de 70 países, no início da Cimeira Mundial da Reciclagem que se realiza em Barcelona.

No documento assinala-se que é provável que o crescimento mais rápido se registe na região Ásia-Pacífico, onde os resíduos eletrónicos passariam dos 3,6 quilos por habitante em 2016 para cinco quilos em 2025.

Intitulado “Estatísticas sobre o crescimento nacional de resíduos eletrónicos e o movimento de lixo eletrónico entre países”, o trabalho foi feito por uma equipa de especialistas da Universidade de Harokopio, de Atenas.

Juntando dados de 180 países, afirma-se no relatório que a produção mundial de lixo eletrónico “aumentou mais de 30 por cento em menos de uma década”, e admite-se que com o aumento da população a produção de resíduos por pessoa aumente cerca de 20 por cento em todo o mundo, passado dos 5,6 quilos para os 6,7 quilos por habitante e por ano.

A cimeira decorre até quarta-feira, com a presença de quase um milhar de empresas de mais de 70 países.

Em destaque

Subir