Motores

O ‘Mundial’ de ralis pode ter encontrado o seu Max Verstappen

kallerovanpera1

Segundo Elfyn Evans Kalle Rovanpera está pronto para disputar o campeonato do mundo de ralis (WRC). O jovem finlandês, filho do antigo piloto Harri Rovanpera, foi batido pelo galês da M-Sport no recente Memorial Bettega, que é o primeiro a elogiá-lo.

Rovanpera demonstrou ser tão ou mais talentoso que o seu pai, e impressionou Evans porque lhe deu bastante luta com um Fiesta WRC idêntico ao seu onde a única diferença eram os pneus que os calçavam.

No Memorial Bettega Kalle Rovanpera guiava um Ford equipado com pneus Pirelli, enquanto Elfyn Evans estava ao volante de um Fiesta dotado de borrachas da DMACK.

“Para ser justo não posso dizer que fiquei impressionado com a final. Fiquei impressionado é com a fase de aquecimento, pois acho que aí ele foi o mais rápido. Penso que não é segredo nenhum que ele guia bastante”, sublinhou Evans referindo-se ao jovem finlandês e à sua performance no Motor Show de Bolonha, no qual estava inserido o Memorial Bettega.

“Guiar um World Rally Car com 15 ou 16 anos da forma como ele (Kalle) o fez mostra de forma óbvia o seu imenso talento. Nem sei o que eu fazia com essa idade, provavelmente ainda sonhava guiar um WRC”, admite o piloto galês da M-Sport.

Elfyn Evans considera que a primeira dificuldade com que agora Rovenpera se vai deparar é um lugar numa equipa, apesar de ostentar já um título – o de campeão de ralis da Letónia aos comandos de um Skoda Fabia R5.

“Ele é ainda muito jovem para competir na maioria dos países e o grande desafio que tem é ganhar experiência e sair dos sítios que ele conhece, como a Finlândia ou a Letónia. Não tenho quaisquer dúvidas que ele está pronto para o WRC”, remata o piloto da M-Sport.

kallerovanpera2

Em destaque

Subir