Desporto

Mundial 2022: Organizar prova no inverno do Qatar é cada vez mais hipótese para a FIFA

qatar2022 estadio 1qatar2022 estadio 600Época 2021/22 deverá ser interrompida nessa altura para se disputar o Campeonato do Mundo. Responsáveis da FIFA acreditam que temperaturas no país entre novembro e janeiro permitem que se jogue futebol em segurança.

Já era algo esperado desde que a FIFA escolheu o Qatar como país organizador do Campeonato do Mundo de 2022.

Os problemas apareceram desde que a FIFA parece ter acordado para a realidade do calor que se faz sentir no verão dos Emirados Árabes Unidos na altura habitual em que os mundiais se realizam, ou seja, entre junho e julho.

Primeiro foi Joseph Blatter a abordar o caso. O presidente da FIFA havia já afirmado que o seu organismo estava a pensar como resolver o problema.

Pois bem, parece não haver muito a fazer a não ser jogar no inverno. Organizar a prova no verão está fora de hipótese para a FIFA.

Jerome Valcke, secretário-geral daquele organismo, adianta as datas possíveis: “Provavelmente o Mundial do Qatar vai-se disputar algures entre 15 de novembro e 15 de janeiro”, afirma.

E explica a escolha provável: “Se for jogado nessa altura, as temperaturas rondarão os 25 graus, o que é perfeito”, acrescenta.

Embora não seja oficial, é desta forma muito provável que os campeonatos nacionais de todo o mundo sejam interrompidos para o Mundial do Qatar, a meio da época 2021/2022.

Em destaque

Subir