Ciência

Múmia de crocodilo tem 47 bebés mumificados

Um crocodilo que está exposto há quase dois séculos em Leiden, na Holanda, tem no interior 47 bebés mumificados, foi agora descoberto.

A múmia de crocodilo do Nilo, com cerca de 2500 anos de idade e três metros de comprimento, está desde 1828 em exibição no Museu Nacional de Antiguidades holandês, mas só as recentes análises é que deram a conhecer este mistério.

Quem mumificou o longo réptil teve o cuidado de colocar no interior 47 crocodilos bebés, cada qual mumificado e embrulhado individualmente.

A bizarra descoberta foi feita com o novo scanner 3D comprado para tornar a exposição mais interativa.

“Quando começámos não contávamos fazer novas descobertas, porque a múmia já tinha sido analisada, mas as imagens obtidas com esta nova tecnologia para uma visualização interativa, assim como a quantidade de crocodilos bebés, foram sem dúvida uma grande surpresa, até do ponto de vista científico”, realçou a direção do museu, em comunicado.

crocodilo-com-47-bebesO objetivo era recolher imagens de alta definição para que os visitantes pudessem acompanhar uma necrópsia virtual do crocodilo em exposição, pelo que a presença das múmias no interior da múmia foi uma surpresa absoluta.

O que está em causa é mesmo a quantidade de crocodilos bebés, pois uma análise feita nos anos 90 do século revelou que havia um crocodilo dentro do crocodilo… mas só um, enquanto agora foram descobertos 47!

“Nas imagens antigas não dava para ver, a não ser que soubéssemos onde procurar”, admitiu Lara Weiss, a curadora da secção onde se encontra o crocodilo mumificado.

Em destaque

Subir