Nas Notícias

Multas em Trás-os-Montes para quem lavar carro ou regar jardins

O cenário de seca em Portugal tem obrigado algumas autarquias a tomar medidas, algumas das quais drásticas. A Câmara Municipal de Vimioso decidiu multar quem, a partir de agora, usar água da rede pública para regar o jardim, as hortas ou lavar o carro.

Em carta enviada aos munícipes, que a Antena 1 teve acesso, a autarquia faz saber que é “expressamente proibido o uso da água da rede pública para regar as hortas, parques públicos e privados, jardins, lavagem de automóveis, ruas, passeios e outros espaços, sejam eles públicos ou privados”.

As multas para quem desrespeitar as ordens vão dos 1500 aos quase 45 mil euros.

“Atendendo aos escassos recursos de água, a ideia foi avisar a população de que íamos aplicar à letra o que está no regulamento”, afirma Jorge Fidalgo, líder da autarquia de Vimioso.

“No próximo ano, este cenário será duplamente trágico. E nós sozinhos não conseguimos resolver este problema. Conseguimos resolver se houver financiamentos e autorizações para altear os açudes”.

A situação de seca em Portugal, recorde-se, já levou o Governo a lançar campanhas de sensibilização para a poupança de água.

Em destaque

Subir