Mundo

Mulher violada arrisca prisão por tentativa de aborto

Uma mulher responde na justiça de El Salvador por ter tentado realizar, alegadamente, um aborto na sequência de uma violação por parte do padrasto. A jovem corre o risco de ser condenada a uma pena de prisão de 20 anos.

Violada durante anos pelo padrasto, Imelda Cortez acabou por engravidar e terá tentado abortado.

Agora, embora o aborto não tenha sido completado e o bebé tenha resistido, a mulher responde na justiça pela suspeita de tentativa de crime de homicídio, num julgamento que arrancou nesta segunda-feira.

Tudo aconteceu em abril de 2017, quando a jovem, de 20 anos, foi levada para o hospital pela mãe e os médicos suspeitaram de que teria tentado realizar um aborto.

Na altura, a mulher sangrava e queixava-se de dores na barriga quando foi levada para a unidade hospitalar.

Foi aí que os médicos chamaram as autoridades para tomar conta da ocorrência.

O bebé acabou por sobreviver mas a mãe enfrenta agora a justiça, uma vez que El Salvador faz parte de um grupo de países que condena o aborto em todas as circunstâncias, tal como Malta, Vaticano, Nicarágua e a República Dominicana.

“Esta é a mais extrema e escandalosa injustiça contra uma mulher que eu alguma vez vi”, garante a advogada de Imelda Cortez, em declarações citadas pelo jornal ‘The Guardian’.

A jovem terá sido violada desde os 12 anos pelo padrasto, de 70 anos.

O homem negou a paternidade, inicialmente, mas testes médicos confirmaram que o padrasto de Imelda Cortez é o pai do seu bebé.

Em destaque

Subir