Insólito

Mulher retirou pedra no rim e descobre que lhe roubaram o órgão 15 anos mais tarde

rimA albanesa Shegere Likaj, uma mulher com 54 anos de idade, foi submetida a uma intervenção de remoção de pedra no rim. Mas 15 anos mais tarde, descobre que os médicos do conceituado hospital de Tirana lhe removeram o rim.

Shegere Likaj foi operada em 1998, então com 39 anos de idade, a uma operação de remoção de uma pedra no rim. Acontece que os clínicos do conceituado hospital universitário ‘Madre Teresa’ lhe retiraram o órgão por completo.

A albanesa apenas descobriu o grave erro médico 15 anos mais tarde, aquando de uma consulta médica com exames que fez na Grécia. Os médicos comunicaram-lhe que Shegere apenas tinha um rim, mas a mulher não conseguiu acreditar que viveu todo este tempo sem conhecer essa verdade.

E como não acreditou neste diagnóstico, regressou ao ponto de origem, para que fosse submetida a novos exames médicos, precisamente em Tirana, onde foi operada em 1998. E os médicos daquele centro hospitalar confirmaram: um único rim.

“Pretendo saber o que fizeram ao meu corpo”, disse Shegere Likaj numa entrevista a um canal de televisão da Albânia, indignada com o erro médico. A mulher suspeita que a remoção do rim, naquela cirurgia, tenha sido propositada.

Não acreditou num erro médico porque lhe foi comunicado, após a operação, que o seu rim iria funcionar normalmente. Ora, se os clínicos que a operaram se tivessem enganado, não lhe concederiam alta com esta visão otimista e ter-lhe-iam comunicado que o rim, pura e simplesmente, fora removido.

A mulher tentou, 15 anos depois, obter informações sobre o seu processo clínico no hospital de Tirana. Mas… o processo desapareceu. E por isso Shegere Likaj chamou as autoridades de saúde e a própria polícia para investigarem o caso. Exige ser indemnizada e quer que o hospital e os médicos sejam responsabilizados por um crime, ou por uma negligência grosseira, descoberta 15 anos depois.

Em destaque

Subir