Mundo

Mulher processa a França por adoecer devido à poluição de Paris (com vídeo)

Uma mulher doente afirma ser vítima da poluição de Paris e processou a França por negligência. Clotilde Nonnez, de 56 anos, acusa as autoridades francesas de porem a saúde dos cidadãos em risco por nada fazerem contra a má qualidade do ar na capital.

Quando a poluição atmosférica de Paris atingiu o recorde da década, em dezembro do ano passado, a mulher sofreu uma grave pericardite aguda.

“A médica que me tratou disse-me que o ar de Paris está tão poluído que estamos a respirar ar podre”, revelou Clotilde Nonnez, em declarações ao France Info: “Ela disse ainda que tem outros pacientes com os mesmos problemas que eu, incluindo crianças e bebés. O meu cardiologista disse-me o mesmo”.

Se a culpa da doença é da má qualidade do ar, entende a mulher cuja asma passou a pneumonia, então que as autoridades sejam responsabilizadas pela inação.

A imprensa francesa antecipa que, conhecida a decisão de Clotilde Nonnez, de recorrer à justiça, outros cidadãos de cidades como Lyon e Lille repitam o gesto.

“Vamos levar o Estado a tribunal porque os problemas de saúde que as vítimas da poluição sofrem são resultado, no nosso entendimento, da falta de ação das autoridades no combate à poluição do ar”, salientou o advogado François Lafforgue, que representa a queixosa, em declarações ao Le Monde.

Em França, a poluição provoca mais de 48 mil mortes por ano, de acordo com a estimativa fornecida pelo advogado.

A má qualidade do ar não é novidade para Paris. A cidade está há muitos anos coberta por uma fina camada de ‘smog’ (as nuvens de poluição), que se tem engrossado constantemente.

A capital da França foi das primeiras cidades a impor restrições ao trânsito rodoviário para tentar controlar a poluição, mas os níveis da qualidade do ar continuam a deteriorar-se.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=48AUXH58GDRH

Em destaque

Subir