Nas Notícias

Mulher mata professora do filho, em plena sala de aula, com uma faca

prof francesa Uma mulher entrou na escola primária frequentada pelo filho, munida de uma faca, e agrediu uma professora, dentro da sala de aula e perante os alunos. A vítima não resistiu aos ferimentos. O caso passou-se em França e o Presidente Hollande lamentou esta “tragédia terrível”.

A França acordou hoje com a notícia de um incidente que o Presidente, François Hollande, já classificou como “uma tragédia terrível”. Hoje de manhã, uma mulher entra na escola do filho vai até à sala de aula e esfaqueia mortalmente uma professora, diante dos próprios alunos.

O ato bárbaro foi cometido diante dos alunos da vítima, na escola Edouard Herriot. Uma mulher, cuja identidade não é revelada, entrou na escola frequentada pelo filho (e por quase 300 crianças), procurou a sala de aula onde uma professora de 34 anos estava a lecionar e esfaqueou a docente, que não resistiu aos ferimentos.

 “A mãe de um dos alunos entrou na escola com uma faca e esfaqueou, diante dos estudantes, uma professora de 34 anos”, revelou Claude Derens,um responsável judicial da cidade de Albi, citado pela AFP.

De acordo com a BFM TV, a suspeita teria gritado que “não era uma ladra” enquanto perpetrava o crime.

A professora é identificada pelo The Telegraph como Terral-Calmès, de 34 anos. Era mãe de duas meninas pequenas e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Apesar de ter recebido tratamento médico, não resistiu aos ferimentos.

A AFP recuperou um estudo de 2012 que apontava para um aumento da violência nas escolas. Na altura, 35,8 por cento dos funcionários escolares admitiram ter sido vítimas de abuso e 17,1 por cento adiantou ter recebido ameaças.

No ano lectivo de 2012/13, quase metade dos diretores de escolas primárias ou de infantários (49 por cento) foram agredidos, verbal ou fisicamente, por pais ou encarregados de educação, segundo um outro estudo, divulgado em abril deste ano pelo Le Parisien.

François Hollande anunciou que vai mobilizar serviços de apoio, no imediato, para prestar auxílio aos alunos que presenciaram o crime.

“Este drama confirma a necessidade de lutar contra a violência dentro e ao redor das escolas, de proteger os centros, os professores e os alunos”, afirmou o ministro da Educação, Benoît Hamon, em comunicado.

O ato foi cometido numa escola primária pública, no sudoeste de França, com jardim de infância e que é frequentada por 284 crianças, com idades entre os 3 e os 11 anos.

As razões para o homicídio da professora ainda não são conhecidas, mas testemunhas avançaram que teria gritado “não sou uma ladra” enquanto esfaqueava a docente.

Em abril e maio, dois casos de contornos semelhantes chocaram a Inglaterra. Primeiro, um adolescente de 15 anos, considerado “estranho” pelos colegas, matou a professora na sala de aula, esfaqueando-a no pescoço.

Alguns dias depois, dois rapazes de 10 anos tentaram matar a professora, também em plena aula, pondo lixívia no café da docente, que só evitou beber porque foi avisada por um outro aluno.

Em destaque

Subir