Nas Notícias

Mulher com sintomas de ébola foi ao hospital de transportes públicos

francisco george 1 Uma mulher de 42 anos deu entrada com suspeitas de ébola no Hospital de São João, no Porto, neste domingo, mas os exames não confirmaram a doença, anuncia a unidade de saúde, nesta segunda-feira. A paciente deslocou-se ao hospital de transportes públicos. “Desde há semanas, foram diagnosticadas quatro situações de suspeição”, diz Francisco George, diretor-geral de Saúde, em declarações à SIC Notícias.

A análise à suspeita de ébola no Hospital de São João, no Porto, deu negativa, anuncia a unidade de saúde nesta segunda-feira.

A doente entrou naquela unidade de saúde com sinais da doença, mas exames comprovaram que o problema de que padece não é ébola.

A mulher deslocou-se neste domingo no Hospital de São João, com sinais suspeitos de ébola, sendo sujeita a exames.

Foi para aquela unidade de saúde de transportes públicos, procedimento nada recomendável.

Francisco George lembra que existe a linha telefónica de apoio ao doente. E pessoas com sintomas de doença não devem partilhar espaços públicos.

Em Portugal, ainda não há qualquer caso de ébola. Mas este caso no Porto não é o primeiro que suscita suspeitas.

“Este não é o primeiro alerta. Desde há semanas, foram diagnosticadas quatro situações de suspeição, que foram analisadas igualmente no Instituto Ricardo Jorge. Três delas eram paludismo e outra era febre tifoide”, esclarece Francisco George, diretor-geral de Saúde.

A realidade portuguesa (e mundial) não devem levar a atitudes de pânico “Não temos em Portugal uma situação que justifique qualquer situação de pânico”, lembra o diretor-geral de Saúde.

Em destaque

Subir