Nas Notícias

“Muito impressionante” Vítor Gaspar sobe ao ‘top 10’ europeu de ministros das Finanças

vitor gasparO segundo pior ministro das Finanças da Europa é o 10.º melhor: Vítor Gaspar. Depois de ter sido elogiado pelo FMI, para quem é “muito impressionante”, o português destaca-se na lista do Financial Times, embora seja penalizado como o segundo pior no critério económico.

O prestígio de Vítor Gaspar, enquanto ministro das Finanças, é cada vez mais reconhecido no estrangeiro. O Financial Times (FT), publicação de referência no campo da economia, voltou a elaborar uma lista dos melhores ministros das Finanças europeus e o português subiu oito lugares em relação ao ano passado, tendo entrado no ‘top 10’.

“Como um tecnocrata sénior em Bruxelas, sem qualquer experiência política prévia, assumiu uma tarefa assustadora quando aceitou ser ministro das Finanças em junho de 2011, um mês depois de Portugal ter pedido um resgate de 78 mil milhões de euros”, justificou o FT, sobre o 10.º lugar atribuído ao governante.

A nota podia ter sido bem melhor se Vítor Gaspar não fosse tão penalizado no campo económico. Numa classificação para a qual contam os critérios político, económico e de credibilidade, o português foi considerado o segundo pior da Europa no critério económico, apenas ‘superado’ pelo espanhol Luis De Guindos.

A divulgação da lista do FT surge um dia depois do chefe de missão do FMI em Portugal, Abebe Selassie, ter considerado Vítor Gaspar um governante “muito impressionante“.

Em destaque

Subir