Mundo

Mudança no Eliseu: Hollande vence Sarkozy numa França de rutura

hollande_vitoriosoAs sondagens confirmaram-se e François Hollande foi eleito Presidente da França, sucedendo a Nicolas Sarkozy, numa mudança eleitoral que não se restringe ao território gaulês. Este triunfo socialista vem determinar o futuro da Europa.

Com uma votação que está muito próxima do que determinavam as sondagens, François Hollande venceu as eleições Presidenciais, que decorreram neste domingo, antecipando o fim do percurso político de Nicolas Sarkozy.

As primeiras projeções avançadas por quatro entidades adiantavam a vitória de Hollande, que se confirma, com cerca de 52,5 por cento dos votos, mais 4,5 do que os 48 por cento de Sarkozy.

É o regresso de um socialista à presidência da França, o que vem mexer no futuro da Europa. Quebra-se, desde já, a aliança franço-alemã, levada a cabo por Merkel e Sarkozy, e abre-se espaço para divergências entre as duas maiorias economias europeias.

Este resultado eleitoral não surpreende e vai de encontro a todas as sondagens avançadas ao longo da campanha. Os franceses decidiram mudar – palavra chave da campanha de Hollande – e não acreditaram na França forte proposta por Sarkozy.

O Eliseu tem um novo inquilino e a Europa redefinirá o seu rumo, lentamente, ainda que os tratados europeus se mantenham como sustentáculos do projeto europeu. Sarkozy deixa a política sem glória e sem convencer o seu povo.

Em destaque

Subir