Nas Notícias

Relógios avançam 60 minutos este domingo. Conheça as dicas para que esta mudança não afete o seu organismo

A primavera já chegou ao hemisfério norte, trazendo consigo mais luz diária e a mudança do horário de inverno para o de verão. Na madrugada deste domingo, 26 de março, os relógios avançam 60 minutos.

A mudança para o horário de verão é parte de uma diretiva europeia que afeta todos os Estados-membros da União Europeia e visa uma melhor utilização da luz do dia e um menor consumo de eletricidade.

E neste domingo vamos dormir menos uma hora e teremos mais dificuldades para gerir e equilibrar o dia da melhor maneira, o que acaba por gerar fadiga e cansaço a muitas pessoas.

No entanto, o jornal espanhol ‘ABC’ partilhou algumas dicas para uma melhor e mais rápida adaptação ao horário de verão, que foram citadas pelo Observador:

1 – Acordar mais cedo aos domingos. Desta maneira irá sentir-se mais cansado ao fim do dia, pelo que irá deitar-se mais cedo e acordar cedo na segunda.

2 – Tomar vitamina C ou magnésio. É aconselhado pelo grupo espanhol NC Salud a ingestão na parte da manhã de frutas ricas em vitamina C, como laranjas, morangos ou kiwi, que melhoram o sistema imunitário. Para a parte da tarde é aconselhado comer bananas, nozes e avelãs, uma vez que são ricos em magnésio e preparam melhor o nosso corpo para dormir.

3 – Comer alimentos ricos em triptofano, como legumes, nozes, aveia e carne, que são os responsáveis pela sensação de bom humor e de bem-estar, assim como regulam a sensação de fome e sono.

4 – Jantar sempre à mesma hora.

Contudo, há que ter em atenção o que não poderá fazer para uma melhor adaptação ao horário de verão:

1 – Dormir longas sestas: durante o período de adaptação ao horário, as sestas não poderão durar mais de uma hora, senão poderão aumentar a sensação de fadiga e cansaço.

2 – Comer alimentos com muita gordura: ingerir refeições ricas em gorduras à noite, como fast-food, poderão causar azia, desconforto e sensação de inchaço abdominal.

3 – Ir para a cama logo após as refeições: isto é algo que nunca deverá fazer. Ao deitarmo-nos depois da refeição o estômago produz mais ácidos que originam azia e náuseas. O truque passa por comer cerca de duas horas antes de ir para a cama.

Em destaque

Subir