Mundo

Mudança da hora provoca recorde de participação em inquérito europeu

Mais de 4,6 milhões de cidadãos pronunciaram-se sobre a mudança da hora, um recorde nas consultas públicas promovidas pela Comissão Europeia (CE). Será que ainda faz sentido termos um horário de inverno e outro de verão?

Os resultados do inquérito online, que abriu a 4 de junho e fechou ontem, só serão conhecidos nas próximas semanas.

“Fechámos ontem à noite a consulta pública sobre a hora de verão, com mais de 4,6 milhões de contributos provenientes dos 28 Estados-membros da UE, um recorde para as nossas consultas públicas”, anunciou Christian Spahr, o porta-voz da CE.

Até agora, o inquérito comunitário mais participado tinha recolhido os contributos de ‘apenas’ 552 mil cidadãos.

A CE optou pela consulta pública na sequência dos protestos, cada vez mais maiores, contra a existência de dois horários, o de inverno e o de verão.

Todos os anos, em outubro e em março, os relógios recuam e avançam, para se acertar o horário.

De acordo com a lei, somos obrigados a adiar os relógios em 60 minutos, no mês de março, para depois os recuarmos por igual período de tempo, mas em outubro.

A consequência é visível, em Portugal, pela ‘hora’ do anoitecer: no inverno, às 17h00 já é de noite, mas no verão o dia prolonga-se até às 22h00.

“Na sequência de diversos pedidos de cidadãos, do Parlamento Europeu e de alguns Estados-Membros da UE, a Comissão Europeia decidiu analisar o funcionamento dos atuais acordos de verão e avaliar se devem ou não ser alterados”, tinha justificado Bruxelas, ao apresentar a consulta pública.

O estudo foi promovido pelo EUSurvey, o sistema comunitário de gestão de inquéritos.

Veja o vídeo e perceba os impactos negativos das mudanças de horários.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KG7H1MGON65W

Com esta abertura para a correção da lei das mudanças de horário, os europeus não hesitaram em se pronunciar, manifestando-se no número recorde de participações: mais de 4,6 milhões de cidadãos.

Siga este link para conhecer melhor esta iniciativa.

Em destaque

Subir