Mundo

Muammar Kadhafi capturado: CNT garante que o general “está morto”

khadafiMuammar Kadhafi estará morto, depois de uma intervenção do Conselho Nacional de Transição em Sirte, com o objetivo de conquistar a cidade natal do ex-ditador líbio e considerada o último bastião do regime. A NATO ainda não confirmou a morte, mas circulam fotografias que exibem o general capturado.

A notícia da morte de Muammar Kadhafi circula em diversos meios de comunicação. O general poderá ser tido atingido quando tentava fugir de Sirte, cidade da Líbia que o Conselho Nacional de Transição (CNT) tenta conquistar, no que representará a queda oficial do regime.

A cidade de nascimento de Kadhafi poderá ter sido também a da sua morte, ainda que não haja ainda uma confirmação da NATO e sejam conhecidas versões contraditórias. Certo é que o ex-ditador líbio já foi capturado. Circulam informações que avançam no sentido da sua captura, mas ainda vivo.

“Muammar Kadhafi já foi apanhado e está ferido com gravidade. Não está morto”, afirmou, à France Press, o comandante do CNT. Mohamed Leith revela que viu “com os próprios olhos” Kadhafi e assegura que “o ex-ditador ainda respira”.

Abdel Majid Mlegta, oficial do Conselho Nacional de Transição, informa que foram disparados tiros para as pernas de Kadhafi, quando este tentava escapar de Sirte, numa caravana que a NATO atingiu. O ex-ditador terá também sido “atingido na cabeça”.

Entretanto, através de outra fonte do CNT, avançou-se com a notícia da morte. O general terá perdido a vida depois deste ataque. Não resistiu a ferimentos graves e perdeu a vida.

Circulam fotografias, em diversos órgãos de comunicação social, que exibem Muammar Kadhafi capturado, tiradas a partir de telemóveis e difundidas por algumas agências.

“Ou venço, ou morro”

Se se confirmar esta morte, confirma-se também o presságio de Kadhafi… Citado pela televisão árabe Al-Orouba, Muammar Kadhafi fez um juramento de extremos: “Ou venço, ou morro”, afirmou, recentemente.

O coronel líbio prometeu continuar a lutar e pede aos seus fiéis para limparem Trípoli de “criminosos, traidores e ratazanas”. Cercado pelos rebeldes, mas resistente, Muammar Kadhafi não desistiu e prometeu lutar até à vitória, apesar da força da NATO.

Apesar de cercado, com o país nas mãos dos rebeldes e o fim do regime, Kadhafi não desistiu. Indiferente a estas ameaças, o Conselho Nacional de Transição iniciou a formação de um novo Governo, enquanto a NATO se encarrega de depor Kadhafi. A ferro e fogo, a Líbia escreve novas linhas da sua história.

Em destaque

Subir