Nas Notícias

Mozart foi quem mais CDs vendeu em 2016

Durante esta semana foi revelado quais os artistas pop que estão a dominar as nomeações para os Grammy, como Beyoncé, Adele, Rihanna ou Drake.

No entanto, nenhum destes artistas esteve à altura para superar este ano o número de vendas de CD do compositor austríaco Wolfganga Amadeus Mozart. Passados 225 anos desde a sua morte, Mozart continua a vender bem.

Em outubro foi lançada a caixa ‘Mozart 225: The new complete edition’, que já vendeu 1,25 milhões de CDs, de acordo com a Universal. A caixa contém 225 discos que apresentam todas as obras compostas por Mozart. Este trabalho conta com 600 solistas consagrados e com 60 orquestras, num total de 240 horas de música clássica.

Contudo, existe um detalhe de ordem técnica que pode explicar este feito: para a Billboard as vendas de CD duplos contam como duas vendas diferentes, pelo que são apenas necessárias 5556 vendas desta edição de clássicos de Mozart para atingir o número 1,25 milhões.

O projeto foi divulgado oficialmente pela Universal no fim de agosto, após vários meses de curadoria, planeamento, gravação e produção. A Decca e a Deutsche Grammophon uniram-se para preparar a extensiva compilação.

Existem outras caixas semelhantes à venda no mercada mas esta é reconhecida como sendo a mais completa de todas.

Em destaque

Subir