Motociclismo

MotoGP: Maverick Viñales confirma favoritismo em Losail

Maverick Viñales não podia ter melhor estreia em competição pela Yamaha. Depois da ‘pole position’ o espanhol impôs-se no Grande Prémio do Qatar de MotoGP. Mas o seu triunfo foi tudo menos fácil, pois do princípio ao fim não faltaram obstáculos para o # 25 ultrapassar.

No começo da prova Maverick foi suplantado por vários adversários, deixando o protagonismo a Johan Zarco ou Andrea Iannone, mas no último terço da corrida foi para a frente e acabou por se impor.

Quando a partida foi dada os dois pilotos da equipa oficial da Yamaha pareceram ter problemas, vendo-se suplantados por vários adversários, entre eles Johan Zarco e Marc Marquez, que dominaram claramente as primeiras voltas.

Depois Andrea Iannone entrou na contenda e iniciou um duelo com Marquez, permitindo a Zarco isolar-se no comando e ter mais de três segundos de vantagem sobre os seus mais diretos perseguidores. O francês da Yamaha Tech 3 só estaria na frente até à quarta volta, altura em que caiu.

A partir dessa altura Iannone e Marquez passaram a lutar pela liderança. Um duelo que permitiu que, aos poucos Maverick Viñales e Valentino Rossi se fossem aproximando. Enquanto o italiano assumiu as ‘rédeas’ da corrida, Marquez não resistiu ao ataque dos pilotos da Yamaha. Estava dado o mote para a fase decisiva da prova.

Maverick foi-se aproximando de Dovizioso, que se foi defendendo dos ataques do espanhol, com o comando a mudar várias vezes de mãos entre os dois, ficando Rossi como espetador privilegiado. A duas voltas do fim Viñales foi para a frente e daí não mais saiu, impondo-se diante do italiano da Ducati, enquanto Valentino subiu ao último lugar do pódio.

Marquez teve de contentar-se com a quarta posição, diante do seu companheiro de equipa Dani Pedrosa, que beneficiou de vários percalços de adversários, não apenas da queda de Zarco, mas também da queda de Andrea Iannonen – na estreia pela Suzuki – e também de uma travagem falhada de Aleix Espargaro, que mesmo assim acabou por dar à Aprilia o seu melhor resultado em MotoGP, com o sexto posto conseguido.

Classificação

1º Maverick Viñales (Yamaha) 38m59,999s
2º Andrea Dovizioso (Ducati) + 0,461s
3º Valentino Rossi (Yamaha) + 1,928s
4º Marc Marquez (Honda) + 6,745s
5º Dani Pedrosa (Honda) + 7,128s
6º Aleix Espargaro (Aprilia) + 7,661s
7º Scott Redding (Ducati) + 9,782s
8º Jack Miller (Honda) + 14,486s
9º Alex Rins (Suzuki) + 14,788s
10º Jonas Folger (Yamaha) + 15,069s

Em destaque

Subir