Desporto

MotoGP: Etapa do Estoril fora do calendário mundial em 2013

motgpA prova do Estoril vai sair do calendário mundial do MotoGP em 2013, segundo notícias veiculadas desde Espanha. Em questão estão problemas económicos e a necessidade de cortar nos custos. Após mais de dez anos consecutivos, o MotoGP deixa de figurar do mais prestigiado campeonato mundial do desporto motorizado.

Em Espanha fala-se no fim da linha para a única prova disputada em território português de MotoGP, a do Estoril, reduzindo para três (eram cinco) as provas na Península Ibérica.

De acordo com a imprensa espanhola, Carmelo Ezpeleta, um destacado dirigente da Dorna, a entidade promotora do Mundial, terá dado pistas no sentido de a prova disputada no Estoril terminar este ano.

Em causa estão problemas económicos que afastam a ‘corrida’ do Estoril do panorama mundial no que a desporto motorizado diz respeito.

Mas não é só Portugal que ficará riscado do mapa do motociclismo. Na próxima temporada, o número de etapas na Península Ibérica será reduzido das actuais cinco para três. Garantida está a continuidade do GP de Jerez de la Frontera, considerado por Ezpeleta “essencial”, bem como Aragão, com acordo assinado por várias épocas.

Em dúvida está a manutenção do circuito de Valência mas, de acordo com a imprensa espanhola, é provável a adopção de um modelo bianual, variando com o Grande Prémio da Catalunha.

Mercados emergentes como Índia, Coreia do Sul ou Argentina podem ser os próximos destinos das etapas de motociclismo. Aliás, Ezpeleta confirmou, mesmo, a realização da etapa em solo argentino, no próximo ano, assim como noutro local.

Em destaque

Subir