Dani Pedrosa quebrou a invencibilidade de Marc Marquez esta temporada no MotoGP, ao vencer o Grande Prémio da República Checa, que este domingo se disputou no circuito de Brno.
Perante mnais de 130 mil espetadores, o piloto espanhol da Honda impôs-se depois de uma ponta final onde foi mais forte do que o seu compatriota Jorge Lorenzo, que liderava a corrida perto do seu termo.
Pedrosa bateu o espanhol da Yamaha por somente quatro décimas, numa prova bastante atípica, em que Lorenzo somou o seu terceiro pódio consecutivo e Marquez era tido como o grande favorito.
O campeão do mundo largou da ‘pole position’, mas na pista checa não foi dominador como nas dez corridas anteriores, e com alguns problemas no pneu traseiro da sua Honda acabou por não ir além da quarta posição final, não restindo a Valentino Rossi a meio da corrida.
Não obstante algumas dores na sua mão esquerda, como consequência da queda sofrida na véspera, Rossi teve força suficiente para recuperar vários lugares ao longo da prova e terminar no último lugar do pódio, completando um bom resultado de conjunto para a Yamaha.
Apesar do seu pior resultado da época, Marc Marquez mantém a liderança do campeonato, agora com 77 pontos de vantagem, numa corrida onde Andrea Iannone fechou o top cinco batendo a melhor das Ducati oficiais, a do seu compatriota Andrea Dovizioso com quem manteve um intenso duelo.
Classificação
1.º Dani Pedrosa (Honda) 42m47,800s
2.º Jorge Lorenzo (Yamaha) + 0,410s
3.º Valentino Rossi (Yamaha) + 5,259s
4.º Marc Marquez (Honda) + 10,454s
5.º Andrea Iannone (Ducati) + 17,639s
6.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 17,834s
7.º Stefan Bradl (Honda) + 23,819s
8.º Aleix Espargaro (Yamaha) + 29,621s
9.º Bradley Smith (Yamaha) + 30,364s
10.º Alvaro Bautista (Honda) + 37,639s