Nas Notícias

Motociclistas anunciam “megamanifestação” contra inspeção periódica

Está a ser preparada uma série de manifestações em simultâneo para domingo, em várias cidade do País, contra a decisão do Governo de obrigar os motociclos a passarem por uma inspeção periódica.

Desde 2012 que os centros de inspeção têm de estar equipados para realizar a inspeção a motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, mas a verdade é que a regulamentação nunca foi publicada.

Depois de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, ter anunciado as novas medidas para as motos, como a inspeção periódica e a carta de condução específica para motociclos acima dos 125 cm3, o Grupo Ação Motoclista (GAM) decidiu avançar para uma “megamanifestação”.

A ação principal passa por uma concentração no Rossio, em Lisboa, seguida por caravana até ao Parlamento.

Mas outras iniciativas estão a ser preparadas noutras cidades, garantiu António Manuel, membro fundador do GAM, que destacou o apoio de diversos motoclubes.

“Esperamos milhares de motociclistas em todo o país”, afirmou.

“Os cidadãos/motociclistas deste País sabem que os argumentos da sinistralidade e segurança rodoviária, que até agora foram usados pelo ministro da Administração Interna, são falsos e apenas visam a viabilização de negócios que irão penalizar e até condenar o uso da moto e a mobilidade nos grandes centros urbanos”, adiantou o GAM, em comunicado.

No entender dos motociclistas, o ministro quer “transformar um dever da polícia num negócio de privados”.

Em destaque

Subir