Motociclismo

Moto GP: Vitória de Jorge Lorenzo não impede título de Marc Marquez

MarcMarquez2MarcMarquez600Marc Marquez tornou-se no mais jovem campeão do Mundo de MotoGP, apesar de ter terminado na terceira posição a última prova do ano, o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, ganha este domingo pelo seu principal rival Jorge Lorenzo.

Apesar do espanhol da Yamaha ter liderado quase toda a corrida, e procurado manter todos os seus adversários agrupados atrás de si na tentativa de alguns deles ultrapassarem Marquez, essa estratégia acabou por não resultar.

Depois de nas voltas iniciais Dani Pedrosa ter protagonizado a maior oposição a Lorenzo, um deslize fê-lo atrasar-se e permitir que o seu companheiro de equipa ocupasse a segunda posição quase até final. O que automaticamente deu o título a Marc Marquez no seu primeiro ano de MotoGP.

JorgeLorenzo600Mas os recordes do piloto da Honda nº 93 não se ficam por aqui, já que o jovem espanhol de 20 anos é apenas o quarto piloto a ganhar títulos munduais em três categorias diferentes – juntando-se assim a um restrito grupo onde figuram Mike Hailwood, Phil Read e Valentino Rossi.

Além disso, Marquez também foi o mais jovem piloto a ter a volta mais rápida na categoria ‘rainha’ do motociclismo mundial, batendo Freddie Spencer, que tinha 20 anos e 161 dias quando conseguiu tal feito. A primeira vitória do agora campeão do Mundo também foi conseguida mais cedo do que qualquer piloto, pois triunfou no Grande Prémio das Américas (Austin) 132 dias antes de Spencer – quando o americano venceu o GP da Bélgica de 1982.

Na corrida de hoje Marc Marquez soube esperar tranquilamente pelo final da corrida, não esboçando qualquer ataque a Jorge Lorenzo e permitindo mesmo que o seu companheiro de equipa Dani Pedrosa,terminasse no segundo posto, depois de recuperar do erro cometido a meio da prova.

Apesar de inicialmente ter sido Alvaro Bautista a rodar ‘colado’ ao trio da frente, Valentino Rossi acabaria por levar a melhor sobre o espanhol da Honda Gresini, ainda que o italiano da Yamaha nunca tenha logrado ajudar o seu companheiro de equipa no objetivo de conquistar o cetro mundial.

Numa prova que Cal Crutchlow não caiu – na sua última corrida pela Yamaha Tech 3 – Stefan Bradl foi um distante sexto classificado, nunca se mostrando um sério adversário para Bautista, apesar de ter conseguido manter Bradley Smith atrás de si.

Classificação

1.º Jorge Lorenzo (Yamaha) 46m10,302s
2.º Dani Pedrosa (Honda) + 3,934s
3.º Marc Marquez (Honda) + 7,357s
4.º Valentino Rossi (Yamaha) + 10,579s
5.º Alvaro Bautista (Honda) + 14,965s
6.º Stefan Bradl (Honda) + 24,399s
7.º Bradley Smith (Yamaha) + 29,043s
8.º Nicky Hayden (Ducati) + 39,893s
9.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 53,196s
10.º Michele Pirro (Ducati) + 1m02,983s

Em destaque

Subir