Motociclismo

Moto GP: Alvaro Bautista mais veloz na abertura dos segundos testes em Sepang

alvaro bautista sepang2014alvaro bautista sepangO espanhol Alvaro Bautista revelou-se o mais rápido no primeiro dia dos segundos testes de MotoGP, que esta quarta-feira se iniciaram no circuito de Sepang. Uma sessão realizada em condições menos favoráveis que os ensaios efetuados na pista malaia no início do mês.

A melhor volta do piloto da Honda Gresini – 2m00,848s foi 1,3 segundos mais lenta do que a marca estabelecida pelo campeão do Mundo Marc Marquez – ausente destes testes devido a um acidente de motocross em Espanha – no início de Fevereiro.

O asfalto de Sepang foi descrito pelos pilotos presentes neste teste como sujo, escorregadio e sem aderência, quando comparado com os ensaios realizados entre 4 e 6 deste mês. O que não impediu as equipas de recolherem informação crucial para o desenvolvimento das motos destes ano.

Alvaro Bautista não se concentrou em fazer bons tempos por volta mas em trabalhar arduamente na traseira da Honda n.º 19, de forma a lidar melhor com os pneus traseiros mais duros fornecidos pela Bridgestone. A equipa Gresini examinou ao detalhe o trabalho dos amortecedores e a configuração das ligações da suspensão posterior.

pol espargaro sepang2014 600Outro piloto em destaque neste primeiro dia foi o também espanhol Aleix Espargaró, que realizou o segundo melhor registo, ficando a cinco centésimas do seu compatriota, trabalhando no pneu traseiro especificamente desenvolvido para a categoria Open.

Tudo aponta que a durabilidade e a performance do motor numa distância de corrida será crucial para converter bons tempos nos testes em pontos para o campeonato assim que a temporada se inicie.

À imagem de Aleix Espargaró, também o seu irmão Pol impressionou, colocando a melhor das Yamaha Tech 3 no terceiro lugar da tabela de tempos a somente 15 centésimas da marca conseguida por Bautista. O mais jovem dos manos Espargaró trabalhou na eletrónica da sua moto, com rodas de diferentes tamanhos e experimentou novos componentes de motor.

O melhor dos não espanhóis acabou por ser o italiano Andrea Dovizioso, que colocou a melhor da Ducati GP14 no quarto lugar da tabela de tempos, capitalizando os dados recolhidos na primeira visita do mês a Sepang.

Fechou o top cinco Jorge Lorenzo, na melhor das Yamaha de fábrica, que se concentrou em definir a melhor afinação para a opção de pneus traseiros mais duros. A equipa acredita que o limite de 20 litros estabelecido pelo novo regulamento não vai colocar problemas de consumo.

Em destaque

Subir