Motociclismo

Moto 3: Recuperação de Miguel Oliveira deixa-o às portas do pódio em Mugello

MiguelOliveiraItalia314MiguelOliveiraItalia314 600Miguel Oliveira realizou este domingo a sua melhor corrida do ano até agora, ao conseguir um excelente quarto lugar no Grande Prémio de Itália de Moto3, que se realizou em Mugello, e após uma grande recuperação.

Depois de uma qualificação bem problemática, em que a sua Mahindra MGP30 denotou uma evidente falta de velocidade de ponta, obrigando-o a arrancar apenas da 19.ª posição da grelha de partida, o piloto português conseguiu aproveitar um bom acerto da sua moto e percalços de alguns adversários.

Seria difícil de imaginar que, saindo apenas da sétima fila da grelha, Miguel conseguisse ganhar tantos lugares ao longo da prova. Mas a verdade é que aos poucos foi subindo na classificação, conseguindo muitas vezes aproveitar o ‘cone de ar’ de concorrentes à sua frente.

Enquanto conseguiu tirar partido de todos os adversários atrás dos quais seguia, e também de algumas quedas, o piloto de Almada conseguiu ganhar lugares, só se detendo atrás dos três primeiros. Mesmo assim cortou a meta a pouco mais de uma décima do terceiro classificado.

FenatiItalia314 600Foi a quinta vez que Miguel Oliveira conseguiu levar a Mahindra à quarta posição, igualando o resultado obtido no primeiro grande prémio da temporada, no Qatar. O mesmo é dizer que o piloto português não terminou muito longe do vencedor, o italiano Romano Fenati, que se impôs após um grande duelo com Isaac Viñales e também as quedas de Jack Miller e Alex Marquez.

“A corrida foi muito difícil. Não comecei da melhor forma, mas depois senti-me muito bem e comecei a recuperar algumas posições. A última volta foi a chave. Tentei estar um passo atrás do grupo e poupar um pouco mais os pneus, e depois atacar nas travagens conseguindo ganhar algumas posições”, explicou Miguel Oliveira no final da prova.

“A moto continua a precisar de muito trabalho. Isso é certo. Ainda não estou cem por cento satisfeito com ela e acredito que temos muito mais potencial do que aquilo que temos mostrado nas últimas corridas, mas algumas pistas são piores e outras melhores, e hoje a moto permitiu-me fazer a diferença”, acrescenta o piloto de Almada.

Classificação

1.º Romano Fentani (KTM) 39m46,256s

2.º Isaac Viñales (KTM) + 0,010s

3.º Alex Rins (KTM) + 0,011s

4.º Miguel Oliveira (Mahindra) + 0,121s

5.º Niklas Ajo (Husqvarna) + 0,260s

6.º Alexis Masbou (Honda) + 0,359s

7.º Alessandro Tonucci (Mahindra) + 0,597s

8.º Juanfran Guevara (Kalex KTM) + 5,230s

9.º Brad Binder (Mahindra) + 5,353s

10.º Karel Hanika (KTM) + 5,395s

Em destaque

Subir