Motociclismo

Moto 3: Miguel Oliveira termina no top dez em Valência e garante oitavo lugar no campeonato

MiguelOliveiraValencia314MiguelOliveiraValencia314 600Miguel Oliveira concluiu o último grande prémio da temporada de Moto 3, em Valência, na 10.ª posição e assim selou a oitava posição final do campeonato. Isto após uma corrida muito difícil, em que arrancou apenas do 17.º lugar da grelha de partida e não fez uma boa largada.

Depois o piloto português da Mahindra foi progredindo na classificação, chegando rapidamente ao 12.º posto. A partir daí tornou-se mais complicado ganhar mais posições, mas as diversas lutas à sua frente acabaram por permitir que se chegasse a Brad Binder e ultrapassasse o sul-africano, que estava atrás de si no campeonato.

O balanço de Miguel Oliveira tem de ser positivo, ainda que tivesse estabelecido outra meta no início da época, mas da sua grande combatividade o piloto de Almada mitigou um pouco as fraquezas da Mahindra, sobretudo em termos de velocidade de ponta em comparação com as Honda e as KTM.

A corrida de Valência decidia o título de Moto 3, que acabou por ir para Alex Marquez, depois do espanhol ter terminado a prova na terceira posição, suficiente caso o seu rival, Jack Miller, ganhasse a corrida. O que também veio a acontecer.

AlexMarquezValencia114 600Numa prova cheia de dramatismo, Marquez procurou evitar o confronto direto com Miller, enquanto o australiano procurou ter a ajuda de terceiros para evitar que o espanhol terminasse no pódio ao mesmo tempo que ele ganhasse.

Contudo, Alex Rins revelou-se um aliado fiel do seu companheiro de equipa, enquanto Jack Miller raramente pôde contar com a ajuda de Danny Kent, e isso acabou por tornar inglória a vitória do piloto australiano no circuito Ricardo Tormo.

Classificação

1.º Jack Miller (KTM) 40m10,983s

2.º Isaac Viñales (KTM) + 0,156s

3.º Alex Marquez (Honda) + 0,955s

4.º Danny Kent (Husqvarna) + 1,572s

5.º Alex Rins (Honda) + 2,251s

6.º Effren Vasquez (Honda) + 2,508s

7.º Niccoló Antonelli (KTM) + 3,620s

8.º Miguel Oliveira (Mahindra) + 4,216

9.º Brad Binder (Mahindra) + 4,248s

10.º Karel Hanika (KTM) + 4,363

Em destaque

Subir