Motociclismo

Moto 3: Miguel Oliveira termina época com top dez em Valência

MiguelOliveiraValencia3MiguelOliveiraValencia600 1Miguel Oliveira terminou a sua temporada no Campeonato do Mundo de Moto 3 com a 10.ª posição no Grande Prémio da Comunidade Valenciana, disputado este domingo no circuito Ricardo Tormo. Uma prova condicionada pelos problemas do piloto português da Mahindra na qualificação, que o obrigaram a largar apenas do 17.º lugar da grelha de partida.

Contudo Miguel não baixou os braços e com uma moto na afinação utilizada nas provas anteriores encetou uma notável recuperação que o levou ao top dez final, tirando também partido de percalços sofridos por alguns adversários à sua frente. Valeu à Mahindra a quinta posição final de Efren Vazquez, companheiro de equipa que no final Miguel Oliveira fez questão de felicitar (foto).

O 10.º posto permitiu ao piloto de Almada cimentar a sexta posição no campeonato, apesar das limitações de uma moto ainda numa fase de desenvolvimento como é a MGP30, que obrigou a testes durante os treinos e a qualificação e condicionar esta última de 2013.

“Não tivemos muita sorte no ‘warm-up, pois a nova evolução do motor cedeu e hoje tivemos de recorrer a um motor já utilizado durante a temporada. Em consequência disso não tínhamos as melhores afinações de motor, uma vez que também mantive o novo chassis. O travão do motor requer uma afinação muito importante nesta categoria, e esse estava completamente desajustado”, começa por explicar Miguel Oliveira.

“Este fim-de-semana não teve o desfecgo que esperava. Porém, a decisão de usar a moto nova foi tomada com o objetivo de preparar já a temporada de 2014. Ainda não foi possível usar todo o seu potencial, mas o positivo é que em condições de corrida é uma altura em que temos acesso a dados muito reais, sendo possível recolher informação importante para os próximos treinos de pré-temporada, já no final desta semana em Jerez de La Frontera”, acrescenta.

MaverickVinales600A corrida foi ganha por Maverick Viñales, que dessa forma garantiu o título mundial, após um intenso duelo com o seu rival Alex Rins, terceiro na prova e segundo no campeonato, que Luis Salom também poderia ter discutido até à bandeirada final senão tivesse caído.

Classificação

1.º Maverick Viñales (KTM) 40m12,463s
2º Jonas Folger (Kalex) + 0,186s
3.º Alex Rins (KTM) + 0,187s
4.º Alex Marquez (KTM) + 13,666s
5.º Efren Vazquez (Mahindra) + 13,708s
6.º Alexis Masbou (FTR) + 28,587s
7º  Isaac Viñales (FTR) + 28,776s
8.º Ana Carrasco (KTM) + 28,794s
9.º Phillip Oettl (Kalex) + 28,953s
10.º Miguel Oliveira (Mahindra) + 29,185s

Em destaque

Subir