Motociclismo

Moto 3: Miguel Oliveira sente dificuldades na qualificação e arranca da terceira fila no Qatar

miguel catar 210miguel catarDepois de uns treinos livres do Grande Prémio do Qatar marcados por inúmeras dificuldades na sua Mahindra, Miguel Oliveira voltou a debater-se com a MPGP30 n.º 44, que na qualificação da categoria de Moto 3 não lhe permitiu ir além do 11.º tempo e, consequentemente, irá partir da terceira fila da grelha de partida para a corrida de domingo.

Já na terceira sessão de treinos livres se tinha percebido que a Mahindra tinha evoluído relativamente às anteriores, mas não o suficiente, com o piloto português a sentir imensas dificuldades em inserir a moto em curva. Um problema aparentemente relacionado com o amortecedor de direção.

Miguel Oliveira conseguiu a sua melhor volta em 2m07,273s, depois de na sua derradeira tentativa ter sido prejudicado por outro piloto. Mesmo assim o piloto de Almada conseguiu melhorar o seu tempo da qualificação de 2023 em mais de um segundo.

“A qualificação foi complicada. Estava mais vento do que ontem e as condições não eram as melhores. Não fiz uma qualificação perfeita porque na última saída fui prejudicado quando estava à procura da aspiração de outro piloto para me ajudar a conseguir mais velocidade”, conta Miguel Oliveira.

Com o vento que se fez sentir de forma mais intensa que nos dias anteriores, e sem conseguir a desejada aspiração na procura de um melhor tempo o piloto português da Mahindra ficou muito próximo da segunda da fila para a corrida de amanhã.

Mas a consistência de tempos ao longo das sessões até agora realizadas deixam Oliveira confiante para a corrida, com a estratégia já decidida. “Por duas décimas de segundo não ficamos na segunda linha da grelha. As diferenças são muito curtas”; explica.

“E mesmo não sendo este o resultado que procurava tenho de me manter concentrado na corrida”. Quero fazer um bom arranque para conseguir estar com os pilotos da frente. Talvez liderar algumas voltas antes do momento crucial, que será o final da corrida”, conclui Miguel Oliveira.

alex rinsA qualificação acabou por ser dominada pelas Honda da equipa Estrella Galicia, com Alex Rins a arrebatar a ‘pole position’ nos últimos instantes ao seu companheiro de equipa Alex Marquez. Enquanto Jack Miller foi o melhor homem das KTM, completando a primeira fila da grelha de partida ao conseguir o terceiro tempo a quase quatro décimas de Rins.

Resultado da qualificação

1.º Alex Rins (Honda) 2m05,973s

2.º Alex Marquez (Honda) 2m06,125s

3.º Jack Miller (KTM) 2m06,365s

4.º Jakub Kornfeil (KTM) 2m06,515s

5.º Isaac Viñales (KTM) 2m06,843s

6.º Danny Kent (Husqvarna) 2m06,864s

7.º John McPhee (Honda) 2m07,113s

8.º Romano Fenati (KTM) 2m07,126s

9.º Niccoló Antonelli (KTM) 2m07,205s

10.º Francesco Bagnaia (KTM) 2m07,258s

11.º Miguel Oliveira (Mahindra) 2m07,273s

Em destaque

Subir