Categorias: Nas NotíciasPaís

Mota Amaral garante que não avança em lugar “claramente não elegível”

O antigo presidente da Assembleia da República Mota Amaral afiançou hoje que não avançará na lista nacional do PSD às europeias “numa posição claramente não elegível” como o oitavo lugar.

“Não serei candidato numa posição claramente não elegível como essa”, disse o social-democrata açoriano aos jornalistas, no final de uma reunião do Conselho Regional do PSD/Açores tida esta tarde em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Sem prestar mais declarações, Mota Amaral viu os conselheiros sociais-democratas declararem manter a “legítima expectativa” de o ver “em lugar elegível e cimeiro” na lista às eleições europeias de maio.

Em conferência de imprensa no final do encontro, o presidente do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, definiu como “inaceitável a recusa” de incluir Mota Amaral “em lugar de destaque na lista ao Parlamento Europeu”.

“Relembro o que disse ao doutor Rui Rio a 28 de outubro do ano passado, no nosso Congresso Regional: primeiro estão os Açores, e só depois o PSD”, prosseguiu o líder dos sociais-democratas açorianos.

Os Açores, lembrou Gaudêncio, são a única região do país, a par da Madeira, com “características específicas” reconhecidas em tratados europeus, e o nome de Mota Amaral é, nesse sentido, reflexo do “momento atual” no espaço comunitário, num momento em que “estão em curso importantes negociações” para o futuro dos Açores.

Na quarta-feira, o presidente do PSD/Açores irá ao Conselho Nacional do partido “dizer que os Açores não abdicam de um lugar elegível” na lista a Bruxelas, “tal como acontece há mais de 30 anos”.

Só num momento posterior a esse, e se Mota Amaral não ficar num lugar considerado elegível, “serão tomadas outras ilações”.

O antigo presidente da Assembleia da República e líder do Governo dos Açores Mota Amaral não aceita, portanto, integrar o oitavo lugar na lista do PSD sugerido pela direção nacional do partido.

Tradicionalmente, as estruturas regionais do PS e PSD/Açores indicam em lugar elegível candidatos nas listas nacionais nas eleições para o Parlamento Europeu.

Nas europeias de 2014, a candidata do PSD pelos Açores, Sofia Ribeiro, ficou em terceiro lugar na lista nacional dos sociais-democratas, encabeçada por Paulo Rangel, como neste ano.

As eleições para o Parlamento Europeu decorrem em Portugal em 26 de maio.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeMota AmaralPSD

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias