Mosteiro de Alcobaça vai remodelar circuitos, entrada e loja até ao final do ano

A reorganização dos circuitos de visita ao Mosteiro de Alcobaça, que inclui uma nova portaria, novos sistemas de bilhética e uma nova loja, deverá estar concluída até ao final deste ano, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“Se tudo correr bem, vamos conseguir reduzir o prazo previsto [2020] e, no último trimestre deste ano, teremos a conclusão desta fase da obra, que inclui a loja e a portaria”, afirmou o sub-diretor geral do Património Cultural Filipe Campos Silva.

A antecipação do prazo de conclusão da intervenção prende-se com a expectativa de que seja lançado, durante a próxima semana, o concurso para a intervenção orçada em 700 mil euros e que, segundo o mesmo responsável, permitirá “alterar os circuitos de visitação e o sistema de bilhética”, com a instalação de máquinas.

A obra integra-se num projeto mais vasto, orçado em mais de um milhão de euros e que engloba também a recuperação das fachadas norte e poente do Mosteiro de Alcobaça, onde hoje foi apresentando o primeiro “Pacto de Integridade” formalizado em Portugal.

O Pacto de Integridade é um instrumento de monitorização cívica criado nos anos de 1990 pela Transparency International (TI), visando promover “a transparência, a integridade e a responsabilidade nos gastos públicos através do envolvimento de organizações da sociedade civil”, na monitorização de todo o processo.

Com este pacto, “a DGPC abre à comunidade a possibilidade de acompanhar permanentemente este projeto”, disse Filipe Campos Silva na apresentação do projeto piloto financiado pela Comissão Europeia.

A intervenção no Mosteiro de Alcobaça é uma das 17 a monitorizar em 11 países europeus, no âmbito da iniciativa piloto que abrange quatro projetos em Itália, três na Roménia, dois na Hungria e um na Grécia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslovénia, Bulgária e República Checa.

“Esta é a primeira vez que um organismo público [a DGPC] se prontifica a partilhar com a sociedade civil todos os passos de um processo de contratação pública”, sublinhou o presidente da Transparência Internacional – Portugal, João Paulo Batalha na cerimónia, acrescentando que aquele organismo garantirá “a transparência” ao longo de todo o projeto.

Fundada em 2010, a Transparência e Integridade é o capítulo português da Transparency International, rede global de organizações da sociedade civil contra a corrupção, presente em mais de 100 países em todo o mundo.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é um dos 25 monumentos sob tutela da DGPC e um dos cinco considerado Património Mundial pela Unesco.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias