Motociclismo

Morte de Luis Salom ensombra treinos de Moto 2 em Barcelona

MorteLuisSalom1

O Grande Prémio da Catalunha de MotoGP ficou marcado pela tragédia esta sexta-feira em Barcelona, com a morte de Luis Salom na sequência de um acidente nos treinos livres para a prova de Moto2.

O acidente ocorreu durante a segunda sessão de treinos, quando faltavam 25 minutos para o seu final, quando o espanhol da SAG Team não evitou uma queda violenta a cerca de 160 km/h na curva 12 do traçado de Montmeló.

Os dois carros dos médicos da prova ocorreram imediatamente ao local, transportando-o rapidamente à clínica do circuito antes da sua evacuação para o Hospital Geral da Catalunha, onde seria operado. No entanto, apesar dos esforços da equipa de traumatologia daquela unidade hospitalar, o óbito de Salom viria a ser declarado cerca das 16h44 locais.

Luís Salom iniciou-se no campeonato do mundo de velocidade em motociclismo em Jerez de La Frontera em 2009, então na categoria mais baixa, 125 cc. Terminou no pódio em 25 corridas, incluindo nove vitórias em Moto3.

MorteLuisSalom2

E, 2012 foi vice-campeão do mundo de Moto 3 e um ano depois foi terceiro, depois de uma dura batalha com Maverick Viñales e Alex Rins, num campeonato que foi discutido até à última prova, em Valência.

Em Moto 2 participou em 41 grandes prémios, incluindo um segundo lugar na primeira prova deste ano em Losail, Qatar.

A Federação Internacional do Automóvel, a Associação das Equipas de MotoGP (IRTA), a Real Federação de Motociclismo de Espanha e o Circuito de Barcelona-Catalunha declararam luto e enviaram já as condolências à família do piloto.

Em destaque

Subir