Desporto

Morte de João ‘Rafeiro’ Carvalho alvo de investigação na Irlanda

A morte do lutador João ‘Rafeiro’ Carvalho, do Team Nóbrega, está a ser investigada pelas autoridades irlandesas. O português, recorde-se, perdeu a vida depois de um combate de Artes Marciais Mistas (MMA), com um atleta a criticar a demora do árbitro a acabar com o combate.

A polícia da Irlanda e outras autoridades estão a desenvolver diligências de investigação da morte do lutador português, que ocorreu em Dublin, depois de um combate.

Durante um combate das Artes Marciais Mistas, o TEF – Total Extreme Fighting I, que decorreu no National Boxing Stadium, em Dublin, João Carvalho, atleta de 28 anos, ficou ferido com gravidade e sentiu-se mal.

Assistido por uma equipa médica, o atleta teve de ser transportado para o Hospital Beaumont, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica cerebral, permanecendo em estado crítico nas 48 horas posteriores. Acabou por não resistir e morreu às 21h35 desta segunda-feira.

“Logo após a interrupção da luta, Carvalho, membro do Team Nóbrega, de Portugal, foi atendido pelos médicos, de acordo com os procedimentos normais. Eles determinaram que o lutador fosse levado para o hospital”, confirma a organização do evento.

O lutador português acabaria por morrer, em resultado dos ferimentos provocados no combate. E um atleta adversário considerou que o árbitro tardou a acabar com a luta.

“O meu companheiro de equipa, Charlie Ward, conseguiu uma boa vitória – foi uma grande luta. João Carvalho recebeu alguns golpes duros e acho que a luta demorou para ser parada. O árbitro deveria ter ficado um pouco mais atento”, defendeu Conor McGregor, em entrevista ao site BJPenn.com.

A Team Nóbrega contraria qualquer atitude negligente, quer do árbitro, ou mesmo da organização do evento.

“Foram cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate onde a arbitragem seguiu todos os procedimentos corretos e habituais, o atleta João ‘Rafeiro’ Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate”, realça um comunicado, assinado por Vítor Nóbrega.

As investigações da polícia são um procedimento normal neste tipo de mortes. Depois de recolhidas as provas, as autoridades encaminharão o caso a um magistrado do tribunal de Dublin.

A Autoridade de Segurança e Saúde (HSA) está também a realizar inquéritos ao incidente fatal para João Carvalho.

“A pessoas vítimas de lesões ou que morrem durante uma atividade desportiva não fazem parte do âmbito da HSA. Porém, vamos examinar as circunstâncias deste trágico acidente para determinar se existe uma relação empregador/empregado e se nós temos uma incumbência”, referiu à agência Lusa um porta-voz daquela entidade.

O vídeo do combate entre João Carvalho e Charlie ‘the Hospital’ Ward está publicado no YouTube. As imagens são extremamente violentas e podem ferir a suscetibilidade das pessoas sensíveis.

Em destaque

Subir