Mundo

Suicídio em reality-show: Concorrente encontrada sem vida no hotel onde decorriam gravações

jjakjjakSuicídio de uma mulher, participante de um reality-show na Coreia do Sul, levou à abertura de uma investigação da polícia sul-coreana e à suspensão do programa de televisão, chamado ‘Jjak’ [O Casal]. Chun, a vítima, de 29 anos, teria sido rejeitada pelos participantes (de acordo com as regras do reality-show) e ficou extremamente infeliz, colocando termo à vida num hotel.

As contingências de um reality-show deixaram Chun, uma jovem sul-coreana de 29 anos, que participava no programa de televisão da SBS em profunda tristeza, que terminou com o suicídio, num quarto de hotel onde decorre ‘Jjak’.

Junto ao corpo, que foi encontrado pela polícia na quarta-feira, estava uma nota de suicídio, onde Chun revelava que se encontrava em “profunda tristeza” e que não conseguia “parar de chorar”. A mulher escreveu ainda que “quer pôr fim a isto”, referindo-se à própria vida.

A polícia já determinou a abertura do inquérito à morte, para apurar as circunstâncias em que a mesma ocorreu. Chun foi encontrada enforcada, com um fio de um secador do cabelo e uma nota de suicídio.

Entretanto, a SBS, cadeia de televisão coreana que procedia às filmagens no hotel (uma das três maiores operadoras de televisão da Coreia do Sul), já decidiu suspender o programa.

O reality-show ‘Jjak’ decorre num hotel, sendo que os participantes (10 homens e 10 mulheres) rejeitam uns concorrentes e tentam conquistar outros. O objetivo é formar ‘O Casal’ ideal. Chun sabia que iria ser rejeitada.

O programa estava a ser gravado e de acordo com declarações da mãe da jovem a um jornal sul-coreano, Chun não queria que as imagens captadas fossem para o ar. Terá dito que não aguentaria esse cenário.

Entretanto, a SBS já fez saber que não tem responsabilidades nesta morte trágica, ainda que tenha enviado um pedido de desculpa formal à família. A Coreia do Sul discute os reality-show, o que sucede sempre que alguma morte ocorre, neste tipo de programas.

Esta não é a primeira morte de um participante de um programa do género, ainda que seja muito raro um suicídio. Há reality-show mais extremos, que exigem resistência física, que já provocaram a morte de concorrentes.

Em destaque

Subir