Nas Notícias

Morte de bebé em Loures leva Infarmed a suspender dois lotes de vacinas

vacinaA morte de um bebé em Loures, ocorrida depois de uma vacinação, levou o Infarmed a suspender preventivamente as vacinas RotaTeq e Prevenar 13. A autoridade do medicamento aguarda pelos resultados da autópsia e pela avaliação dos lotes para averiguar se houve alguma causalidade.

O falecimento, na segunda-feira, dum bebé de seis meses numa creche em Camarate (Loures) levou o Infarmed a suspender, preventivamente, dois lotes de vacinas. A criança tinha sido vacinada recentemente e, para averiguar se houve qualquer ligação, a autoridade do medicamento recomendou às farmácias e aos profissionais de saúde que não dispensem ou administrem lotes de RotaTeq, um fármaco contra o rotavírus, e de Prevenar 13, uma imunização ativa contra a pneumonia.

“Estamos a tentar perceber o que se passou. Os especialistas da Medicina Legal irão esclarecer as causas da morte”, comentou Francisco George, diretor-geral da Saúde. Quer o Infarmed, quer a Direção-Geral de Saúde (DGS) aguardam pelos resultados da autópsia, realizada ontem à tarde na delegação Sul do Instituto de Medicina Legal, e pelas avaliações dos dois lotes para decidir eventuais medidas.

No caso do RotaTeq está a ser avaliado o lote 1590 AA, com validade até 31 de maio de 2013, em solução oral. Este fármaco é utilizado para diminuir os riscos de contração do rotavírus, uma das principais causas de gastroenterite nas crianças.

Quanto ao Prevenar 13, uma vacina muito utilizada como uma imunização ativa para a prevenção de pneumonia, está a ser avaliado o lote F73745, com validade até 31 de maio de 2014.

Segundo as autoridades, a morte deste bebé será um caso único, dadas as caraterísticas apresentadas. Contudo, o Infarmed optou pela suspensão preventiva dos dois lotes, de forma a eliminar a hipótese de reação adversa grave em crianças.

Em destaque

Subir