Ciência

Morreu ‘Uma Mente Brilhante’ aos 86 anos: John Forbes Nash Jr

john_nash

O matemático John Nash morreu no sábado, vítima de um acidente de táxi em Nova Jérsia, nos EUA. A vida do prémio Nobel da Economia de 1994 serviu de base ao filme ‘Uma Mente Brilhante’, que venceu quatro Óscares em 2002 e popularizou a Teoria dos Jogos.

Sabia que a matemática pode explicar o que o levou a ler este texto? Essa explicação só é possível graças a John Forbes Nash Jr, o matemático que desenvolveu a Teoria dos Jogos, os modelos matemáticos que explicam a tomada de uma decisão estratégica.

Pois o homem que ficou conhecido como ‘Uma Mente Brilhante’, graças ao filme biográfico de 2002, morreu este sábado em Nova Jérsia, vítima de um acidente de táxi, aos 86 anos.

Na mesma viatura seguia a esposa de John Nash, Alicia Nash, de 82 anos, que também faleceu.

De acordo com Gregory Williams, sargento da polícia de Nova Jérsia, o taxista terá perdido o controlo do táxi, que terá embatido contra um pequeno muro.

Porém, nem o matemático, nem a esposa estariam a usar o cinto de segurança, segundo a mesma fonte.

O trabalho de John Nash, um génio matemático que sofria de esquizofrenia, foi retratado no filme biográfico ‘Uma Mente Brilhante’, de 2001.

A obra de Ron Howard, que recorreu a Russell Crowe para interpretar o matemático, ajudou a popularizar a Teoria dos Jogos e o ‘mito’ de John Nash, um génio com comportamento paranóico (provocado pela esquizofrenia).

“Atordoado… O meu coração vai para John, Alicia e família. Uma parceria incrível. Mentes bonitas, corações bonitos”, comentou Russell Crowe, no Twitter, após saber da morte do matemático.

Nos Óscares de 2002, ‘Uma Mente Brilhante’ arrecadou quatro estatuetas: melhor filme, melhor realizador, melhor atriz secundária e melhor argumento adaptado.

Quase uma década antes, em 1994, a mesma Teoria dos Jogos levou John Nash a ser distinguido com o prémio Nobel da Economia.

O génio matemático e a esposa viviam em Princeton, perto da prestigiada universidade onde John Nash provou ser ‘Uma Mente Brilhante’.

Em destaque

Subir