Cultura

Morreu o ‘quinto Beatle’, o produtor George Martin

george martin beatles

O produtor George Martin, responsável por quase todos os álbuns dos The Beatles, morreu ontem, com 90 anos de idade. Foi Ringo Starr quem deu a conhecer o óbito do ‘quinto Beatle’, através do Twitter: “Deus o abençoe. Vamos sentir a tua falta”.

Os fãs não hesitam em classificar George Martin como um dos segredos do sucesso da banda de Liverpool. Foi o produtor musical que combinou uma audição, com Brian Epstein (o manager dos ‘fab four’), nos lendários estúdios Abbey Road, depois dos The Beatles terem sido recusados por grandes editoras como a Decca.

Desde então que George Martin passou a ser o ‘quinto Beatle’, tendo produzido praticamente todos os álbuns do grupo e mantendo a colaboração já depois do grupo se separar.

O produtor musical trabalhou ainda com outras referências, como Bob Dylan, Jeff Beck, Elton John, Shirley Bassey, Earth, Wind and Fire, Linkin Park, Kenny Rogers e Celine Dion.

“Deus abençoe George Martin. Paz e amor para Judy e a família. Com amor, Ringo e Barbara. Vamos sentir a falta dele”, escreveu o baterista dos Beatles, no Twitter.

Também David Cameron, o primeiro-ministro britânico, usou o Twitter para elogiar o produtor musical: “Martin era um gigante no mundo da música e trabalhou com os ‘fab four’ para criar alguma da melhor e mais duradoura música pop”,

George Martin, que morreu com 90 anos de idade, deixa mulher e quatro filhos.

Em destaque

Subir