Mundo

Morreu o motorista Rodney King cuja detenção gerou violência nos EUA há 20 anos

rodney_kingKing, o motorista negro que em 1990 suscitou uma onda de repúdio, quando as imagens da sua violenta detenção pela polícia foram divulgadas, foi encontrado morto ontem, afogado na piscina da sua residência. Rodney King contava 47 anos e não há sinais que indiciem crime. Era ativista contra a discriminação racial.

Rodney King tornou-se mundialmente conhecido em 1991, na altura em que as imagens da sua detenção, por parte da polícia, um ano antes, foram divulgadas. A violência dos agentes gerou repúdio, num ato de aparentes motivações raciais, de polícias brancos sobre um homem negro.

A cidade de Los Angeles ficou escandalizada foi palco de manifestações e problemas raciais, suscitados pela bárbara agressão da polícia a Rodney King, um motorista negro que sofreu graves ferimentos. Em abril de 1992, o mediatismo do caso regressou, em virtude da sentença proferida pelo tribunal, que decide ilibar quatro polícias que participaram nessa detenção violenta.

Este avanço na Justiça do caso-Rodney King, em abril de 1992, deu origem a uma escalada de indignação em Los Angeles, com episódios que provocaram distúrbios naquela cidade norte-americana. Registaram-se 55 mortos e mais de 2000 feridos. Acrescem às perdas humanas avultados prejuízos materiais, na ordem dos mil milhões de dólares.

Vinte anos mais tarde, Rodney King volta à luz mediática, com o caso da sua morte estranha, que está a ser alvo de investigações por parte das autoridades. King foi encontrado morto neste domingo, na piscina da sua residência, localizada em Rialto (na Califórnia). Contava 47 anos.

O alerta foi dado aos serviços de emergência por parte da sua noiva. Cynthia Kelly chamou os paramédicos, que encontraram Rodney King no fundo da piscina. Foram feitas tentativas de reanimação, mas sem sucesso. De acordo com o canal CNN, polícia também esteve no local, para investigar as circunstâncias em que ocorreu esta morte.

Na análise forense ao corpo de King, resultou informação preliminar, que afasta sinais de violência, como ferimentos. No entanto, as autoridades não afastam um cenário de afogamento, sendo que a própria noiva do motorista ‘de’ Los Angeles acaba por ser suspeita. A autópsia de Rodney King poderá ajudar a determinar esta morte em circunstâncias estranhas.

Aquando das agressões policiais, King recebeu 3,8 milhões de dólares de indemnização. Desde então, foi detido por diversas vezes, por crimes de diversos tipos: desde violência doméstica a condução sob efeito de bebidas alcoólicas.

Considerava-se um alcoólico, ainda que assumisse que estava em recuperação. Rodney King foi convidado de um programa de reabilitação, chamado ‘Celebrity Rehab’, onde assumiu aquela dependência. A autópsia poderá determinar se estava alcoolizado quando decidiu tomar um banho na piscina.

Em destaque

Subir